A importância da contextualização dos conteúdos para formação cidadã dos educandos: uma abordagem a partir da Geografia escolar.

Oliveira, Julia Romanha Vicente (2023)

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A contextualização dos conteúdos ocorre quando a realidade dos educandos é utilizada para se fazer a abordagem dos conteúdos científicos escolares, trazendo a realidade dos educandos para o centro do processo educacional, potencializando seu papel ativo na educação, o que é imprescindível para o desenvolvimento de sua criticidade e autonomia. O objetivo do trabalho é compreender como a partir da contextualização dos conteúdos a Geografia escolar influencia a formação cidadã. Para atingir esse objetivo, foi realizada, primeiramente, uma revisão teórico-conceitual para embasar o estudo. Em seguida, foram implementadas intervenções pedagógicas que buscaram abordar os conteúdos por diferentes vieses: de forma contextualizada e também de forma não contextualizada, a fim de posteriormente avaliar essas diferentes formas de abordagem usando como parâmetro a capacidade de intervenção social dos educandos a partir do conteúdo abordado, o que buscou-se aferir por meio de questionário. Além disso, foi realizada uma entrevista semiestruturada em grupo focal para verificar e melhor compreender as diferentes percepções dos educandos sobre a importância da escola e dos conteúdos escolares em suas vidas. Os resultados obtidos indicam que a abordagem dos conteúdos de forma contextualizada corroborou, de fato, uma maior capacidade dos estudantes de correlacionar os conteúdos com situações concretas do cotidiano social em que estão inseridos, de forma a usá-los para promoção de algum tipo de intervenção social; e as abordagens descontextualizadas dos conteúdos, por sua vez, embora demandem menos tempo por parte do educador, tanto no planejamento quanto na execução do trabalho docente, geraram um menor interesse por parte dos educandos e menor fomento à capacidade de intervenção nessa realidade imediata em que estão inseridos. Além disso, as informações obtidas por meio da dinâmica do grupo focal revelaram que os educandos tendem a enxergar a importância da escola apenas como uma preparação para o mundo do trabalho, não a associando a outras dimensões de suas vidas, como, por exemplo, ao exercício da cidadania. Esses resultados ratificam a importância da contextualização dos conteúdos escolares para a formação cidadã dos educandos, evidenciando a necessidade de repensar as práticas pedagógicas no sentido de promover uma educação mais engajadora e significativa.


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