dc.contributor.advisor | Neto, Jaime Bernardo | |
dc.contributor.author | Souza, Amanda Trindade de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T19:21:10Z | |
dc.date.available | 2023-08-09T19:21:10Z | |
dc.date.issued | 2023-08-07 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Amanda Trindade de Araújo. A questão quilombola e o racismo estrutural no Brasil: uma abordagem a partir da EEEFM Córrego de Santa Maria. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia - Graduação)-Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Nova Venécia, Nova Venécia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3510 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho discorre sobre o racismo estrutural e institucional inerente à sociedade brasileira e suas imbricações à questão quilombola no país e, particularmente, no Sapê do Norte (grande território quilombola situado nos municípios de São Mateus e Conceição da Barra), com foco no acesso (ou não-acesso) à educação por parte das comunidades quilombolas que se situam nos entornos do distrito de Santa Maria, município de São Mateus, cuja demanda por educação básica é atendida pela EEEFM Corrego de Santa Maria, situada na localidade homônima. Constatou-se que a grande maioria dos educadores da referida escola desconhece instrumentos legais de grande relevância sobre o tema (como as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e o Decreto 4.887/2003), não têm domínio sobre conceitos e teorias científicas afeitos à temática em questão e tampouco possui conhecimento básico sobre a realidade histórico-geográfica regional, desconhecendo, portanto, a realidade imediata e o passado das comunidades quilombolas do Sapê do Norte. E, em tais circunstâncias, é praticamente impossível que tal escola oferte aos educandos de origem quilombola um processo de construção do conhecimento realmente crítico e emancipatório, que tome sua realidade imediata como referência pedagógica e fomente sua cidadania e seu engajamento na luta por seus direitos, sobretudo o direito ao território | pt_BR |
dc.format.extent | 67 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Território | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Educação Quilombola. | pt_BR |
dc.title | A QUESTÃO QUILOMBOLA E O RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA EEEFM CÓRREGO DE SANTA MARIA | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Nova Venécia | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Nova_Venecia | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/7106555864580646 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Nova_Venecia | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Geografia | |
dc.contributor.member | Cunha, Eduardo Lucindo Rodrigues da | |
dc.contributor.member | Ferreira, Simone Raquel Batista | |
dc.contributor.member | Nascimento, Olindina Serafim | |
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