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A QUESTÃO QUILOMBOLA E O RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA EEEFM CÓRREGO DE SANTA MARIA

dc.contributor.advisorNeto, Jaime Bernardo
dc.contributor.authorSouza, Amanda Trindade de Araújo
dc.date.accessioned2023-08-09T19:21:10Z
dc.date.available2023-08-09T19:21:10Z
dc.date.issued2023-08-07
dc.identifier.citationSOUZA, Amanda Trindade de Araújo. A questão quilombola e o racismo estrutural no Brasil: uma abordagem a partir da EEEFM Córrego de Santa Maria. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia - Graduação)-Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Nova Venécia, Nova Venécia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3510
dc.description.abstractO presente trabalho discorre sobre o racismo estrutural e institucional inerente à sociedade brasileira e suas imbricações à questão quilombola no país e, particularmente, no Sapê do Norte (grande território quilombola situado nos municípios de São Mateus e Conceição da Barra), com foco no acesso (ou não-acesso) à educação por parte das comunidades quilombolas que se situam nos entornos do distrito de Santa Maria, município de São Mateus, cuja demanda por educação básica é atendida pela EEEFM Corrego de Santa Maria, situada na localidade homônima. Constatou-se que a grande maioria dos educadores da referida escola desconhece instrumentos legais de grande relevância sobre o tema (como as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e o Decreto 4.887/2003), não têm domínio sobre conceitos e teorias científicas afeitos à temática em questão e tampouco possui conhecimento básico sobre a realidade histórico-geográfica regional, desconhecendo, portanto, a realidade imediata e o passado das comunidades quilombolas do Sapê do Norte. E, em tais circunstâncias, é praticamente impossível que tal escola oferte aos educandos de origem quilombola um processo de construção do conhecimento realmente crítico e emancipatório, que tome sua realidade imediata como referência pedagógica e fomente sua cidadania e seu engajamento na luta por seus direitos, sobretudo o direito ao territóriopt_BR
dc.format.extent67 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEducação Quilombola.pt_BR
dc.titleA QUESTÃO QUILOMBOLA E O RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA EEEFM CÓRREGO DE SANTA MARIApt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localNova Venéciapt_BR
ifes.campusCampus_Nova_Veneciapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7106555864580646pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Nova_Veneciapt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Geografia
dc.contributor.memberCunha, Eduardo Lucindo Rodrigues da
dc.contributor.memberFerreira, Simone Raquel Batista
dc.contributor.memberNascimento, Olindina Serafim


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