Educação Patrimonial e ensino de geografia: explorando o centro histórico da cidade de São Mateus - ES
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Educação Patrimonial é entendida como um instrumento cultural que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o a compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido. Considerando essa definição, a Educação Patrimonial se relaciona com a Geografia no estudo de diferentes temáticas, entre elas está a temática “O sujeito e seu lugar no mundo'', dentro da qual abordamos e comparamos a paisagem dos lugares em diferentes tempos. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar as contribuições da Educação Patrimonial para o desenvolvimento de novas abordagens no ensino de Geografia no centro histórico da cidade de São Mateus – ES. E para alcançar esse objetivo, a metodologia aplicada foi a seguinte: uma revisão bibliográfica, criação de um roteiro de aula e avaliação desse roteiro por professores de Geografia do Município. De tal modo, o resultado alcançado foi que os professores destacaram que o roteiro pode ser aplicado, e que ele sim, contribui para o ensino de Geografia se relacionando com a Educação Patrimonial servindo de modelo para a criação de outros roteiros.
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