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USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO CAMPO MOTIVACIONAL DOS ESTUDANTES NA AULA DE FÍSICA

dc.contributor.advisorLopes, Ricardo Rodrigo Silva
dc.contributor.authorCastro, Luciene da Silva
dc.date.accessioned2023-08-08T18:13:02Z
dc.date.available2023-08-08T18:13:02Z
dc.date.issued2023-06-27
dc.identifier.citationBITTENCOURT, P. A. S.; ALBINO, J. P. The use of digital technologies in the education of the 21st. Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 1, p. 205–214, 2017. BRUZZI, D. G. Uso da tecnologia na educação, da história à realidade atual. Revista Polyphonía, v. 27, n. 1, p. 475–483, 2016. CAETANO, L. M. D. Tecnologia e educação: quais os desafios? Educação, v. 40, n. 2, p. 295–309, 2015. CASTILHO, W. S.; SARAIVA, L. M.; NOGUEIRA, F. R. A. A utilização do aplicativo Kahoot como metodologia de avaliação para inserção da Física das radiações no ensino médio. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 7, n. 1, p. 63–77, 2020. CAVALCANTE, A. A.; SALES, G. L.; SILVA, J. B. DA. Tecnologias digitais no Ensino de Física: um relato de experiência utilizando o Kahoot como ferramenta de avaliação gamificada. Research, Society and Development, v. 7, n. 11, p. 2525–3409, 2018. DA COSTA, C. H. C.; DANTAS FILHO, F. F.; MOITA, F. M. G. DA S. C. Marvinsketch e Kahoot como ferramentas no ensino de isomeria. Holos, v. 1, p. 31, 2017. DA SILVA, J. B. DA S. et al. Tecnologias digitais e metodologias ativas na escola: o contributo do Kahoot para gamificar a sala de aula. Revista Thema, v. 15, n. 2, p. 780–791, 2018. DINIZ, S. B. et al. O uso do Kahoot como ferramenta avaliativa. Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências, v. 2, n. 3, p. 793–802, 2019. EDUCAÇÃO, M. DA. Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil>. Acesso em: 5 nov. 2022. FARDO, M. L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 1, p. 1–10, 2006. LIMA, J. D. S. B.; VICENTE, K. B. As vantagens do uso das TICs como apoio complementar da metodologia do docente no ambiente acadêmico. Revista Multidebates, v. 3, n. 1, p. 36–46, 2019. NICOLAU, M. Games e Gamificação: práticas educacionais e perspectivas teóricas. João 37 Pessoa: Ideia, 2019. PAEBES. PAEBES 2019. Disponível em: <https://resultados.caedufjf.net/resultados/publicacao/publico/escola.jsf>. Acesso em: 5 nov. 2022. PAIVA;, M. M. P. C.; MARQUES, F. A.; COLARES, R. P. Estratégias didáticas potencializadoras no ensino e aprendizagem de química. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 3, n. 7, p. 1–25, 2022. ROMIO, T.; CRISTINE MENDES PAIVA, S. Kahoot e GoConqr: uso de jogos educacionais para o ensino da matemática. Scientia cum Industria, v. 5, n. 2, p. 90–94, 2017. SILVA, J. B. DA; SALES, G. L. Gamificação aplicada no ensino de Física: Um estudo de caso no ensino de óptica geométrica. Acta Scientiae, v. 19, n. 5, p. 782–798, 2017. SILVA, M. N. S. DA; SANTOS, M. M. DOS. A utilização das TICS no ambiente escolar: Proposta de implantação em uma escola municipal de Maceió. Debates em Educação, v. 7, n. 14, p. 16–32, 2015. SILVA, J. C. L. Uso de gamificação como instrumento de avaliação da aprendizagem. REFAS - Revista FATEC Zona Sul, v. 1, n. 2, p. 19–30, 2015. SOUSA, J. R. DE et al. O uso do Kahoot! Como ferramenta de apoio em um projeto de extensão: percepção dos participantes. Revista Valore, v. 5, p. 140–152, 2020. SOUZA, C. D. S. Uma análise fenomenológica da óptica geométrica com o uso do Kahoot. 2019. 57 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. TEIXEIRA, P. C. M.; ANDRADE, I. C. C. Kahoot como metodologia no ensino da Matemática. DESAFIOS, v. 9, n. Especial, p. 31–38, 2022. TOLOMEI, B. V. A Gamificação como estratégia de engajamento e motivação na educação. EaD em Foco, v. 7, n. 2, 2017. VALENTE, J. A. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista UNIFESO - Humanas e Sociais, v. 1, n. 01, p. 141–166, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3504
dc.description.abstractO uso tecnologia educacionais iniciou desde 1650, com o uso de Horn-Book, um objeto de madeira com letras impressas que era utilizada na época para alfabetizar crianças. Com o avanço das tecnologias educacionais, surgiu o ferule, o projetor de slides, o quadro negro, e mais recentemente as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), que têm evoluído consideravelmente nas últimas décadas à medida que os computadores se tornam mais acessíveis e portáteis. O uso das TIC’s nos processos educacionais tem promovido um espaço dinâmico, intuitivo interativo, que se bem utilizada, possibilita uma verdadeira revolução na educação. Dentre as infindáveis possibilidades de uso das TICs em sala de aula, o presente trabalho tem foco na utilização do Kahoot! como uma ferramenta de gamificação das aulas de Física, e avalia os impactos dessa ferramenta na promoção do engajamento dos estudantes na realização das atividades escolares e na melhoria da opinião dos alunos em relação às metodologias de ensino empregadas em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida através de uma sequência didática: apresentação do conteúdo previsto da disciplina de física, aplicação de questionário sobre as aulas de física antes e após o uso Kahoot!. e uma aula gamificada usando a ferramenta digital Kahoot!. O objeto de estudo foram as turmas da 1ª série do Ensino Médio regular (três turmas), totalizando cerca de 92 de alunos de uma escola estadual localizada no interior de Sooretama – ES. A partir da análise da opinião dos estudantes, a presente pesquisa verificou que o Kahoot! é uma ferramenta com grande potencial para promover o ensino e a aprendizagem de maneira divertida e prazerosa, tornando-se uma boa alternativa para o planejamento de aulas que objetivam promover maior participação e interação dos alunos nas aulas de Física.pt_BR
dc.format.extent43 f.pt_BR
dc.languageptpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectKahoot! - Gamificação - Prática pedagógica - Ensino - Aprendizagem.pt_BR
dc.titleUSO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO CAMPO MOTIVACIONAL DOS ESTUDANTES NA AULA DE FÍSICApt_BR
dc.typetccpt_BR
ifes.campusCampus_Linharespt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Linharespt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberFreitas, Tales Costa de
dc.contributor.memberMartins, Lucas Sousa Carvalho


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