USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO CAMPO MOTIVACIONAL DOS ESTUDANTES NA AULA DE FÍSICA

Castro, Luciene da Silva (2023-06-27)

tcc

O uso tecnologia educacionais iniciou desde 1650, com o uso de Horn-Book, um objeto de madeira com letras impressas que era utilizada na época para alfabetizar crianças. Com o avanço das tecnologias educacionais, surgiu o ferule, o projetor de slides, o quadro negro, e mais recentemente as tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), que têm evoluído consideravelmente nas últimas décadas à medida que os computadores se tornam mais acessíveis e portáteis. O uso das TIC’s nos processos educacionais tem promovido um espaço dinâmico, intuitivo interativo, que se bem utilizada, possibilita uma verdadeira revolução na educação. Dentre as infindáveis possibilidades de uso das TICs em sala de aula, o presente trabalho tem foco na utilização do Kahoot! como uma ferramenta de gamificação das aulas de Física, e avalia os impactos dessa ferramenta na promoção do engajamento dos estudantes na realização das atividades escolares e na melhoria da opinião dos alunos em relação às metodologias de ensino empregadas em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida através de uma sequência didática: apresentação do conteúdo previsto da disciplina de física, aplicação de questionário sobre as aulas de física antes e após o uso Kahoot!. e uma aula gamificada usando a ferramenta digital Kahoot!. O objeto de estudo foram as turmas da 1ª série do Ensino Médio regular (três turmas), totalizando cerca de 92 de alunos de uma escola estadual localizada no interior de Sooretama – ES. A partir da análise da opinião dos estudantes, a presente pesquisa verificou que o Kahoot! é uma ferramenta com grande potencial para promover o ensino e a aprendizagem de maneira divertida e prazerosa, tornando-se uma boa alternativa para o planejamento de aulas que objetivam promover maior participação e interação dos alunos nas aulas de Física.


Colecciones: