Abordagem da educação ambiental nos trabalhos finais do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental e Sustentabilidade do IFES Campus Ibatiba — ES

Sartore, Amanda Dutra dos Reis (2023)

trabalho de conclusão de curso

A atualidade apresenta inúmeras questões ambientais que interferem no meio em que vivemos, diante disso surge a necessidade de abordar o tema educação ambiental (EA) de diferentes formas. Nesse sentido, objetivou analisar a abordagem do termo EA nos trabalhos de conclusão do curso de pós-graduação em educação ambiental e sustentabilidade do Instituto Federal do Espírito Santo — Campus Ibatiba, realizados no período de 2017 a 2020, disponíveis no repositório da instituição. Essa análise foi realizada a partir da interpretação do corpus textual tratado pelo software Iramuteq. Os dados analisados do corpus textual são referentes aos títulos, resumos e palavras-chave. O software fornece a classificação hierárquica descendente, com os segmentos de texto (ST) e seus vocabulários correlacionados, formando um esquema hierárquico de classes de vocabulário, destacando os termos em evidência, chegando a compreensão do conteúdo do corpus, possibilitando a nomeação das classes, das quais também podem ser apresentadas na forma de nuvem de palavras. As análises efetuadas, e a realização da fundamentação teórica que tem como base monografias, artigos científicos e livros, visam solucionar a problemática, os trabalhos dos estudantes desse curso estão abordando nos conteúdos a questão da EA. Os resultados obtidos mostraram que dos 32 trabalhos analisados, seis abordaram o tema EA, no ano de 2018 apenas um trabalho abordando a temática, apresentando o termo no título e resumo, no ano de 2019 também um trabalho, mas esse não aparece no título, nem palavras-chave, apenas no resumo, no ano de 2020 apresentam-se quatro trabalhos abordando a temática, e nos quatro trabalhos o termo está presente no título, resumo e palavras-chave. Após a análise dos resultados, observa-se que houve um aumento da abordagem da EA nos trabalhos de conclusão do curso no período analisado, porém esse total representa apenas 18,75% dos trabalhos publicados, recomenda-se a orientação para que os trabalhos possam aprofundar mais no tema visto que a EA é a temática principal do curso.

Nowadays, there are numerous environmental issues that interfere in the environment we’re currently living in and that’s why we should give attention to EE (environmental education) in different ways. Having said that, the goal is to analyze the use of the term EE in the final papers of the postgraduate course, in environmental education and sustainability at the Federal Institute of Espírito Santo — Campus Ibatiba, carried out from 2017 to 2020, available in the institution's repository. This analysis was performed based on the interpretation of the textual corpus treated by the Iramuteq software. The data analyzed from the textual corpus refer to titles, abstracts and keywords. The software provides the descending hierarchical classification, with the text segments and their correlated vocabularies, forming a hierarchical scheme of vocabulary classes, highlighting the terms in evidence, reaching the understanding of the content of the corpus, allowing the naming of the classes, which also can be presented in the form of a word cloud. The analysis carried out, and the realization of the theoretical foundation that is based on monographs, scientific articles and books, aim to solve the problem. The students sources within this course are addressing the issue of EE in the contents. The results obtained showed that of the 32 sources were analyzed and six addressed the theme EE. In 2018, only one source addressed the theme, presenting the term in the title and abstract, in the year 2019 also one source, but this one does not appear in the title, nor keywords and only in the abstract, in the year 2020 there are four papers addressing the theme, and in the four papers the term is present in the title, abstract and keywords. After analyzing the results, it is observed that there is an increase in the EE mention in the course conclusion works in the period analyzed, but this total represents only 18.75% of the published sources. It is recommended that the sources delve deeper into the topic, since EE is the main theme of the course.


Collections: