Uso de tecnologias por alunos e professores do meio rural durante o ensino remoto no período de pandemia.

Gomes, Clarete Aparecida Diniz (2023)

tcc

A educação no meio rural é algo que deve ser diferenciado e encaixado dentro de sua realidade, exige um olhar atento e que se importe com as pessoas que ali vivem. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs) vêm sendo inseridas na educação ao longo dos últimos anos de forma lenta, apesar de ser reconhecida a sua importância para inovação no processo ensino-aprendizagem. Durante a pandemia de Covid-19, a utilização das TDICs na educação foi acelerada para atender às necessidades do regime emergencial de ensino remoto, não foi oferecido curso de treinamentos, período de adaptação, o que se pretendia era apenas para garantir o direito constitucional à educação. Este artigo apresenta o resultado de uma Revisão Sistemática da Literatura sobre o uso das TICs pelos alunos, familiares, professores e a escola rural durante a pandemia. O estudo revelou as dificuldades encontradas no regime de ensino remoto emergencial, como se adaptaram a esse regime e superaram os desafios, e como a comunidade e a escola do campo passaram por esse momento e conseguiram manter os alunos estudando.


Collections: