Show simple item record

Super Chef VR: jogo em realidade virtual com prática de cálculo mental em atividade instrumental de vida diária

dc.contributor.advisorOliveira, Márcia Gonçalves de
dc.creatorAbreu, Victor Hugo Körting de
dc.date.accessioned2023-08-03T14:16:06Z
dc.date.available2023-08-03T14:16:06Z
dc.date.issued2022-09-02
dc.identifier.citationABREU, Victor Hugo Körting de. Super Chef VR: Jogo em realidade Virtual com prática de cálculo mental em atividade instrumental de vida diária. 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3493
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo em realidade virtual intitulado Super Chef VR e sua aplicação em sala de aula, por meio de uma investigação realizada com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal foi explorar o uso do jogo como uma ferramenta educacional para relacionar o ensino de matemática com situações do cotidiano, alinhando-se com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Super Chef VR proporciona aos jogadores um ambiente simulado no qual eles precisam resolver problemas matemáticos ao comprar ingredientes e preparar receitas. A imersão em realidade virtual oferece uma experiência envolvente que estimula o cálculo mental e o raciocínio matemático, habilidades essenciais para a realização de práticas de atividades Instrumentais de vida diária (AIVD). A pesquisa analisou dados coletados por meio de questionários aplicados a um grupo de alunos que jogaram o Super Chef VR. Os questionários abordaram a experiência vivenciada, o desenvolvimento de habilidades culinárias e uma autoavaliação do aprendizado em matemática. Os resultados obtidos foram promissores, destacando o potencial da tecnologia de realidade virtual na educação. Como contribuição final, este estudo também apresenta um manual com boas práticas para o uso do jogo em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis research presents the development of the virtual reality game titled Super Chef VR and its application in the classroom through an investigation conducted with sixth-grade students in elementary school. The main objective was to explore the use of the game as an educational tool to relate mathematics teaching to everyday situations, aligning with the guidelines of the National Common Core Curriculum (BNCC). Super Chef VR provides players with a simulated environment in which they need to solve mathematical problems while buying ingredients and preparing recipes. The immersion in virtual reality offers an engaging experience that stimulates mental calculation and mathematical reasoning, essential skills for performing activities of daily living. The research analyzed data collected through questionnaires administered to a group of students who played Super Chef VR. The questionnaires addressed the experienced game, the development of culinary skills, and a self-assessment of learning in mathematics. The results obtained were promising, highlighting the potential of virtual reality technology in education. As a final contribution, this study also presents a manual with best practices for using the game in the classroom.pt_BR
dc.description.sponsorshipSecretaria de Cultura do estado do Espirito Santo (SECULT_ES)pt_BR
dc.format.extent110 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudos e ensinopt_BR
dc.subjectRealidade Virtual na educaçãopt_BR
dc.subjectImersão em ambientes virtuaispt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.titleSuper Chef VR: jogo em realidade virtual com prática de cálculo mental em atividade instrumental de vida diáriapt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.contributor.advisor-coBattestin, Vanessa
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlospt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.identifier.capes30004012002P7pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt_BR
ifes.researchAreaMatemática - Tecnologias na educaçãopt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2109227810924409pt_BR
ifes.advisorco.latteshttp://lattes.cnpq.br/3807286914973470pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação em Ciências e Matemática
dc.contributor.memberOliveira, Alex Jordane de
dc.contributor.memberNeto, João Augusto Mattar
dc.contributor.memberMalheiros, Cícera Aparecida Lima
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/4757448370149537pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8666-3275pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0170-3678pt_BR
ifes.advisorco.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4014-1225pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record