Super Chef VR: jogo em realidade virtual com prática de cálculo mental em atividade instrumental de vida diária

Abreu, Victor Hugo Körting de (2022-09-02)

dissertacao_mestrado

Este trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo em realidade virtual intitulado Super Chef VR e sua aplicação em sala de aula, por meio de uma investigação realizada com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal foi explorar o uso do jogo como uma ferramenta educacional para relacionar o ensino de matemática com situações do cotidiano, alinhando-se com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Super Chef VR proporciona aos jogadores um ambiente simulado no qual eles precisam resolver problemas matemáticos ao comprar ingredientes e preparar receitas. A imersão em realidade virtual oferece uma experiência envolvente que estimula o cálculo mental e o raciocínio matemático, habilidades essenciais para a realização de práticas de atividades Instrumentais de vida diária (AIVD). A pesquisa analisou dados coletados por meio de questionários aplicados a um grupo de alunos que jogaram o Super Chef VR. Os questionários abordaram a experiência vivenciada, o desenvolvimento de habilidades culinárias e uma autoavaliação do aprendizado em matemática. Os resultados obtidos foram promissores, destacando o potencial da tecnologia de realidade virtual na educação. Como contribuição final, este estudo também apresenta um manual com boas práticas para o uso do jogo em sala de aula.

This research presents the development of the virtual reality game titled Super Chef VR and its application in the classroom through an investigation conducted with sixth-grade students in elementary school. The main objective was to explore the use of the game as an educational tool to relate mathematics teaching to everyday situations, aligning with the guidelines of the National Common Core Curriculum (BNCC). Super Chef VR provides players with a simulated environment in which they need to solve mathematical problems while buying ingredients and preparing recipes. The immersion in virtual reality offers an engaging experience that stimulates mental calculation and mathematical reasoning, essential skills for performing activities of daily living. The research analyzed data collected through questionnaires administered to a group of students who played Super Chef VR. The questionnaires addressed the experienced game, the development of culinary skills, and a self-assessment of learning in mathematics. The results obtained were promising, highlighting the potential of virtual reality technology in education. As a final contribution, this study also presents a manual with best practices for using the game in the classroom.


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