De uma aprendiz para a outra : um olhar inclusivo sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico de uma estudante com Síndrome de Down

Jesus, Eliane Domingos de (2023)

Trabalho de Conclusão de Curso

RESUMO Este trabalho apresenta compartilhamentos de experiências entre uma licencianda em matemática e uma estudante com Síndrome de Down no período de estágio não obrigatório realizado em uma escola do município da cidade da Serra/ES junto à Secretaria municipal da Educação Especial. Os estudantes, público-alvo da educação especial, recebem um estagiário para acompanhá-los na sala de aula regular em suas atividades escolares. O estágio objetiva alinhar teoria e prática dos licenciandos, oportunizando espaço de práticas educacionais, como possibilidade de aperfeiçoar suas ações no contexto da escola. Ressalta-se que mesmo não sendo obrigatório, o estagiário conta com a figura de um orientador, disponível para diálogos e dúvidas, caso necessário. Além disso, a participação junto ao Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva do Ifes, colabora com teorias e reflexões sobre as práticas dos participantes, com possibilidades de debates, servindo de inspiração às nossas próprias práticas. O presente trabalho traz reflexões sobre o processo de aprendizagem de uma estudante da turma do 9º ano com necessidades educacionais específicas. Neste trabalho que surge primeiramente de um olhar para as necessidades individuais de uma estudante da educação especial com Síndrome de Down, procuramos elaborar atividades específicas que envolvam sequências com padrões matemáticos e introdução ao pensamento algébrico para investigar os conhecimentos prévios da aluna e as habilidades por ela desenvolvidas. Os resultados demonstram que as atividades trazidas de forma dialogada e com figuras lúdicas favorece a inclusão da estudante investigada no processo educacional. ABSTRACT This work presents sharing of experiences between a teacher and a student with Down Syndrome in the period of non-mandatory internship carried out in a school in the city of Serra/ES with the Municipal Secretary of Special Education. Students, the target audience of special education, receive an intern to accompany them in the regular classroom in their school activities. The internship aims to align theory and practice of undergraduates, providing space for educational practices, as a possibility to improve their actions in the context of the school. It should be noted that even though it is not mandatory, the intern has a mentor figure, available for dialogue and doubts, if necessary. In addition, participation in the Research Group on Inclusive Mathematics Education collaborates with theories and reflections on the practices of the participants, with possibilities for debates, serving as inspiration for our own practices. The present work presents reflections on the learning process of a 9th grade student with specific educational needs. In this work, which arises primarily from a look at the individual needs of a special education student with Down syndrome, we seek to develop specific activities that involve sequences with mathematical patterns and an introduction to algebraic thinking to investigate the student's prior knowledge and skills. developed. The results demonstrate that the activities brought in a dialogic way and with playful figures favor the inclusion of the investigated student in the educational process.


Collections: