A PEDAGOGIA DO TEATRO COMO ESTRATÉGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
tcc
Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, é um estudo de caso desenvolvido a partir da seguinte questão: como trabalhar a educação ambiental sendo esse um tema transversal? Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) orientam a interdisciplinaridade como a melhor forma de trabalhá-la efetivamente no ambiente escolar, mas, para que isso aconteça, faz-se necessária a reformulação da prática pedagógica. Sendo assim, recursos da pedagogia do teatro são estratégias que podem favorecer esse processo, já que nos permitem, de forma lúdica, aprender, refletir, dialogar e desenvolver o pensamento crítico. Sob essa perspectiva, foi elaborada uma proposta pedagógica que materializa concepções de educação ambiental, numa abordagem teórica e prática, em que serão trabalhadas dimensões sociais, políticas e culturais em torno da discussão sobre meio ambiente e sustentabilidade. Dessa maneira, o teatro adquire a função de agente facilitador do processo de aprendizagem e propagador de conhecimento. Para essa finalidade, as contribuições de Flávio Desgranges (2006), autor do livro A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo, foram a base de nossa pesquisa.
Redes Sociais