Apropriação de conhecimentos sobre operações matemáticas básicas por um estudante com deficiência intelectual.

Torres, Débora da Silva (2023)

Trabalho de Conclusão de Curso

RESUMO: Esta pesquisa foi elaborada com objetivo de analisar a apropriação de conhecimentos sobre operações matemáticas básicas por um estudante com deficiência intelectual. A pesquisa baseou-se nas teorias de Lev S. Vigotski quando discute em suas obras a educação da criança com deficiência, particularmente quanto às questões relacionadas à interação social; de Maria Montessori ao discutir os corpos sofridos e por consequência a educação da criança com deficiência. Metodologicamente, realizou-se a pesquisa no segundo semestre de 2022, em uma escola pública de ensino médio do município de Vitória, trazendo como suporte os jogos pedagógicos para a apropriação de conhecimentos sobre adição, subtração, multiplicação e divisão, em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo. Procurou-se compreender as dificuldades e obstáculos enfrentados pelo estudante com relação aos conteúdos descritos e como os jogos colaboraram nesse processo. Utilizou-se de entrevistas com a professora de matemática para entender como foi o desenvolvimento do aluno, além de diálogos com o próprio estudante relacionados à sua experiência com a matemática, e depois desse parâmetro, realizamos os jogos visando contribuir com sua aprendizagem. Conclui-se que os jogos contribuíram como uma revisão aos conteúdos já conhecidos pelo aluno, possibilitando seu aprimoramento ao resolver e entender as operações matemáticas básicas.

ABSTRACT: This research was designed with the aim of analyzing the appropriation of knowledge about basic mathematical operations by a student with intellectual disabilities. The research was based on Lev S. Vygotsky's theories when he discusses in his works the education of children with disabilities, particularly regarding issues related to social interaction; by Maria Montessori when discussing the suffering bodies and, consequently, the education of children with disabilities. Methodologically, the research was carried out in the second half of 2022, in a public high school in the city of Vitória, using pedagogical games as a support for the appropriation of knowledge about addition, subtraction, multiplication and division, in a school of the Rede State of Education of Espírito Santo. We tried to understand the difficulties and obstacles faced by the student in relation to the contents described and how the games collaborated in this process. Interviews with the mathematics teacher were used to understand how the student's development was, in addition to dialogues with the student himself related to his experience with mathematics, and after this parameter, we performed the games in order to contribute to his learning. It is concluded that the games contributed as a revision to the contents already known by the student, enabling their improvement when solving and understanding the basic mathematical operations.


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