Sequência didática investigativa no ensino de calorimetria

Moreira, Silvana Goldner ; Rosário, Jaqueline do (2023)

trabalho de conclusão de curso

A mudança na organização do Ensino Médio e a consequente implantação da Base Nacional Comum Curricular e dos itinerários formativos, vêm desafiando os educadores a buscar novas metodologias de ensino em todas áreas do conhecimento. Assim, este artigo apresenta uma proposta de Sequência Didática Investigativa para o ensino de Calorimetria, na disciplina de Física, utilizando metodologias ativas, com o objetivo de potencializar a aprendizagem e torná-la significativa aos discentes. Para isso propõe-se a utilização da Sala de Aula Invertida, que otimiza a hora-aula presencial ao usar recursos on-line e melhora a autonomia dos estudantes. Outra metodologia usada neste trabalho é a Atividade Experimental Problematizada, com a realização e discussão de experimentos simples de Calorimetria pelo professor e pelos estudantes. Tais experimentos visam demonstrar os processos físicos de transmissão de calor para que os discentes elaborem e discutam suas hipóteses e os conceitos de Calorimetria. Assim, este trabalho propõe que o estudante seja protagonista da sua aprendizagem em Física. A Sequência Didática é composta por seis aulas presenciais e duas on-line, além da avaliação qualitativa a ser realizada pelo professor para verificar o processo de ensino e aprendizagem dos discentes.


Collections: