Para além dos olhos de ressaca: programa de formação de leitores no Instituto Federal do Espírito Santo

Costa, Gilson Silva (2023)

dissertacao_mestrado

Esta pesquisa se situa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas/Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e investigou, mediante escuta sensível dos sujeitos, processos para a criação e a ampliação de práticas leitoras no Campus Barra de São Francisco/ IFES. A questão norteadora da investigação foi: Quais são os desafios e as possibilidades de implantação de espaços de leitura e de formação de leitores no IFES? Os objetivos da investigação foram: conhecer melhor o perfil dos estudantes do ensino médio para identificar suas características, desejos e habilidades literárias, com vistas a desenvolver um programa de formação de leitores a partir da perspectiva multimodal do texto que conecta a leitura a outras linguagens. Os estudos de Geraldi (1997) e Kress e Van Leeuwen (2019) serviram como suporte teórico para trabalhar o texto literário sob essa perspectiva. Após a pesquisa, trabalharemos em sala de aula o projeto interventivo a partir da produção de 12 aulas para o ensino de literatura, quando os estudantes lançarão mão de diversas habilidades para a produção em cada etapa do dessa proposta. Na metodologia, buscou-se desenvolver ações colaborativas entre diferentes áreas do conhecimento dentro de um processo interventivo interdisciplinar, no qual a escuta dos estudantes foi procedimento fundamental da pesquisa, mediante roda de conversa e questionário para complementar as informações fornecidas oralmente. Após o tratamento e organização dos dados aferimos que a pesquisa produziu os seguintes resultados: Relatos dos estudantes sobre a necessidade de consumir ficção no cotidiano, a relevância leitura de ficção para o processo de formação do imaginário, a constatação que a leitura literária é aperfeiçoada quando relacionada a outras linguagens, constatação das dificuldades e desafios a serem suplantados pelos estudantes do IFES/BSF para uma melhor apreensão do texto literário, a informação que gêneros e tipos textuais influenciam na escolha dos discentes sobre o que desejam ler e a importância dos estudantes na influência de colegas para a aquisição do hábito da leitura. Após a análise desses resultados foi concebida a proposta de Intervenção Interdisciplinar “ Para além dos olhos de ressaca” como um passo inicial ao intuito de formar leitores efetivos e cuja culminância será durante o Sarau Cultural do IFES/BSF. Os sujeitos desta investigação são jovens entre 15 a 19 anos matriculados no segundo ano do curso técnico em Agricultura do Campus Barra de São Francisco/IFES. Como referencial teórico, a pesquisa se apoiou nos estudos de autores como Cândido (1995), Silva (2003), Kleiman (2008), Duarte Jr (2001), Cosson (2014), Freire (1987,1996), Canda (2020), Ferrarezi e Carvalho (2017),dentre outros.