Aplicação de metodologias ativas nos cursos de engenharia:

Matielo, Mauricio Costalonga (2023-06-27)

tcc

RESUMO: Este trabalho contempla um mapeamento acerca do emprego das metodologias ativas no ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados às engenharias. Neste trabalho foram investigadas cinco publicações da revista de Ensino de Engenharia, da Associação Brasileira de Engenharia (ABENGE) no período de 2018-2022. O objetivo deste mapeamento foi analisar o contexto em que as metodologias ativas foram empregadas bem como discutir os resultados percebidos e como a aplicação desta metodologia de ensino contribuiu no processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos de engenharia. Os resultados apontados neste mapeamento demonstraram que o emprego das metodologias ativas no processo de ensino e de aprendizagem nos cursos de engenharia elevaram o protagonismo dos acadêmicos e tornando as aulas mais atraentes para os alunos. A metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos se destacou neste mapeamento, tendo em vista que foi aplicada na maior parte dos textos analisados. Já o curso de engenharia civil se destacou como o curso em que mais recebeu intervenções via metodologias ativas dentre os textos analisados neste trabalho. Além disso, ressalta-se que os resultados percebidos pelos autores das produções convergiram para o que se afirma na literatura de metodologias ativas.

ABSTRACT: This work contemplates a mapping about the use of active methodologies in the teaching and learning of contents related to engineering. In this work, five publications of the Revista de Ensino de Engenharia, from the Associação Brasileira de Engenharia (ABENGE) were investigated in the period 2018-2022. The objective of this mapping was to analyze the context in which the active methodologies were used, as well as to discuss the perceived results and how the application of this teaching methodology contributed to the teaching and learning process of engineering content. The results shown in this mapping demonstrated that the use of active methodologies in the teaching and learning process in engineering courses increased the protagonism of academics and made classes more attractive for students. The active projectbased learning methodology stood out in this mapping, considering that it was applied in most of the analyzed texts. The civil engineering course stood out as the course that most received interventions via active methodologies among the texts analyzed in this work. In addition, it is noteworthy that the results perceived by the authors of the productions converged with what is stated in the literature on active methodologies.


Collections: