dc.description.abstract | RESUMO: A presente pesquisa é de caráter qualitativo e está inserida no campo da Análise
do Discurso Francesa e utiliza-se do gênero canção, especificamente o
sertanejo, devido sua grande circulação no país. Seu objetivo é identificar,
através da teoria do ethos discursivo abordada por Dominique Maingueneau, o
ethos feminino nas canções autorais da cantora e compositora Paula Fernandes.
São analisadas cinco músicas autorais da artista, escolhidas aleatoriamente.A
escolha da artista se deu pelo fato de que, apesar de não ser a pioneira na
música sertaneja, foi a primeira mulher da presente geração a fazer grande
sucesso, e com isso, abriu caminho para tantas outras nesse segmento
dominado pelos homens. Esse fato, implicou no surgimento do chamado
“feminejo”, que se relaciona com o feminismo. A escolha da artista também se
deu pelo fato de que, além de ser cantora, ela compõe a maioria de suas
músicas, o que torna o ethos mais efetivo. Como será visto ao longo da pesquisa,
através da análise do discurso é possível compreender que quando se fala de
ideologia, há por trás desse conceito um sujeito, que é um ser social, político e
cultural, sendo assim, ele é uma voz social, e dessa forma, fala a partir de suas
experiências. Com base nas análises, é discutido qual a representatividade e o
teor dos discursos presentes nas músicas da artista e as relações que possuem
com as alterações na sociedade, uma vez que, as modificações no conteúdo das
letras das músicas que circulam, são em decorrência das modificações que a
sociedade vem passando. | pt_BR |
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