A identidade feminina nas canções autorais de Paula Fernandes

Bernardes, Luana Rodrigues (2022)

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RESUMO: A presente pesquisa é de caráter qualitativo e está inserida no campo da Análise do Discurso Francesa e utiliza-se do gênero canção, especificamente o sertanejo, devido sua grande circulação no país. Seu objetivo é identificar, através da teoria do ethos discursivo abordada por Dominique Maingueneau, o ethos feminino nas canções autorais da cantora e compositora Paula Fernandes. São analisadas cinco músicas autorais da artista, escolhidas aleatoriamente.A escolha da artista se deu pelo fato de que, apesar de não ser a pioneira na música sertaneja, foi a primeira mulher da presente geração a fazer grande sucesso, e com isso, abriu caminho para tantas outras nesse segmento dominado pelos homens. Esse fato, implicou no surgimento do chamado “feminejo”, que se relaciona com o feminismo. A escolha da artista também se deu pelo fato de que, além de ser cantora, ela compõe a maioria de suas músicas, o que torna o ethos mais efetivo. Como será visto ao longo da pesquisa, através da análise do discurso é possível compreender que quando se fala de ideologia, há por trás desse conceito um sujeito, que é um ser social, político e cultural, sendo assim, ele é uma voz social, e dessa forma, fala a partir de suas experiências. Com base nas análises, é discutido qual a representatividade e o teor dos discursos presentes nas músicas da artista e as relações que possuem com as alterações na sociedade, uma vez que, as modificações no conteúdo das letras das músicas que circulam, são em decorrência das modificações que a sociedade vem passando.