ANÁLISE ESTRUTURAL DA MANGA DE EIXO DIANTEIRA DE UM PROTÓTIPO DO TIPO BAJA SAE SUJEITO À FADIGA
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O sistema de suspensão veicular está associado a segurança do piloto, portanto, neste trabalho é apresentado um estudo acerca do comportamento estrutural de um conjunto de suspensão dianteira para um protótipo veicular de competição estudantil Baja SAE, desenvolvido pela equipe SamaBaja, analisando a influência da ação de tensões cíclicas atuantes sobre este. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica de conceitos referentes ao Método dos Elementos Finitos, fadiga mecânica, funções do sistema de suspensão e carregamentos submetidos. Esses critérios serão utilizados para analisar o comportamento dos componentes estruturais sujeitos aos carregamentos. Para determinação das condições de contorno utilizou- se de métodos teóricos, emulando não somente casos corriqueiros, como frenagem e esterçamento; como também situações críticas, como uma aterrissagem a uma determinada altura. Baseando-se na aplicação de dados de entrada de projeto e coletados de protótipos desenvolvidos em anos anteriores. Posteriormente, com as condições de contorno e critérios obtidos, definiu-se uma configuração de malha adequada, além dos tipos de contatos entre os componentes, em seguida foi realizada a análise estrutural estática e submetido a condições de fadiga. Desta forma verificou- se componentes com ciclo de vida em fadiga de no mínimo 1,06 x 106 ciclos, portanto, uma boa integridade estrutural por se tratar de um protótipo Baja SAE, contribuindo para uma melhor confiabilidade de projeto.
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