O uso das TICs na Educação Profissional e Tecnológica de nível técnico: Ensino Híbrido

Sales, Simone da Silva (2023-05-26)

tcc

RESUMO: Esta pesquisa traz uma revisão de literatura com o objetivo de mostrar alguns caminhos já percorridos que possam nortear a implantação do Ensino Híbrido na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível técnico, de modo que esta ação venha a contribuir efetivamente para o desenvolvimento do aluno nesta modalidade. A utilização de ferramentas digitais torna o processo de ensino-aprendizagem mais acessível e interessante, ao oportunizar os educandos a possibilidade de estudar, pesquisar, aprender, criar e compartilhar. Assim, para o desenvolvimento deste estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, na qual se apresenta alguns conceitos relacionados ao Ensino Híbrido, algumas ações desenvolvidas para a implementação desta metodologia com a contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e se propõe uma intervenção pedagógica a partir da implantação do Ensino Híbrido na EPT de nível técnico. Deste modo, compreende-se que o uso das mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem proporciona vários benefícios para os alunos, como a personalização do aprendizado, e os recursos tecnológicos ao serem abordadas pelo professor, faz com que este se torne realmente um agente de mudança na comunidade escolar. Por conseguinte, o Ensino Híbrido possibilita a extensão da sala de aula e oportuniza aos alunos uma aprendizagem mais dinâmica, autônoma e flexível, ao oferecer por meio de metodologias diversificadas e da tecnologia uma variedade de opções para que o aluno não desista do seu processo de aprendizagem, como geralmente ocorre com os discentes dos cursos técnicos.

ABSTRACT: This research presents a literature review with the objective of showing some paths already taken that can guide the implementation of Blended Teaching in Vocational and Technological Education (EPT) at a technical level, so that this action will effectively contribute to the development of the student. in this modality. The use of digital tools makes the teaching-learning process more accessible and interesting, by giving students the opportunity to study, research, learn, create and share. Thus, for the development of this study, a qualitative, bibliographical research was carried out, which presents some concepts related to Blended Learning, some actions developed for the implementation of this methodology with the contribution of Information and Communication Technologies (ICTs) and proposes a pedagogical intervention based on the implementation of Blended Learning at technical level EPT. In this way, it is understood that the use of digital media in the teaching-learning process provides several benefits for students, such as the personalization of learning, and the technological resources when approached by the teacher, makes the teacher truly become an agent of change in the school community. Therefore, Blended Learning enables the extension of the classroom and provides students with more dynamic, autonomous and flexible learning, by offering, through diversified methodologies and technology, a variety of options so that the student does not give up on his learning process. learning, as usually happens with technical course students.


Coleções: