Razões de semelhanças em cubos : uma investigação matemática em turmas do 8º ano de uma escola do ensino fundamental
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Este estudo investiga o ensino da Geometria no 8º ano, com foco nas razões de semelhança entre os cubos. Ele analisa os documentos oficiais e o livro didático utilizado pelas turmas de 8º ano, compreende o conhecimento prévio dos alunos, realiza uma intervenção pedagógica com materiais manipulativos e examina as relações algébricas estabelecidas pelos alunos a partir das medidas dos cubos. A metodologia inclui revisão bibliográfica, análise de documentos oficiais, questionários, prática pedagógica e análise dos resultados. A intervenção ocorre em uma escola estadual pública, envolve três turmas do 8º ano e é mediada pela professora regente e pelo licenciando. Os alunos são avaliados por meio de questionários, e a intervenção utiliza materiais manipulativos. Os resultados revelam que as propriedades da razão de semelhança entre cubos não são abordadas diretamente nos materiais didáticos, mas existem suportes pedagógicos para trabalhar esses conceitos. Os conhecimentos prévios dos alunos mostram compreensão das características dos blocos retangulares e dificuldades na identificação correta das propriedades dos cubos. E os alunos demonstram interesse em compreender os cálculos apresentados, apesar das dificuldades em compreender as razões de semelhança com potências de frações.
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