Show simple item record

Significados produzidos por (e com) alunos do ensino médio em uma prática envolvendo Teoria dos Grafos

dc.contributor.advisorPereira Domingues, Deborah
dc.contributor.authorEllyan, João Vitor de Souza
dc.date.accessioned2023-07-17T11:14:31Z
dc.date.available2023-07-17T11:14:31Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationELLYAN, João Vitor de Souza. Significados produzidos por (e com) alunos do ensino médio em uma prática envolvendo Teoria dos Grafos. 2023. 77 f. Monografia (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3427
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, é baseada nas ideias centrais do Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e, nos moldes do estudo de caso, objetiva “analisar a produção de significados por (e com) alunos da educação básica no interior de uma oficina envolvendo Teoria dos Grafos”. Para o desenvolvimento da pesquisa foi estabelecido a pergunta norteadora: “Quais significados são produzidos por (e com) alunos do Ensino Médio ao se engajarem em uma oficina envolvendo Teoria dos Grafos?”. Para responder a essa pergunta foi realizada uma oficina, cenário da pesquisa, seguindo os princípios norteadores das Práticas Educativas Investigativas (PEI) com alunos do Ensino Médio, atores, ao qual foi feito a análise pelo método da Leitura Plausível. Das análises produzidas ficou evidenciado que as práticas permitiram que os atores produzissem significados em diferentes direções a respeito da, e além à, Teoria dos Grafos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The present research, of a qualitative nature, is based on the central ideas of the Semantic Fields Model (SFM) and, in the mold of the case study, aims to “analyze the production of meanings by (and with) basic education students within a workshop involving Graph Theory”. To develop the research, the guiding question was established: “What meanings are produced by (and with) high school students when they engage in a workshop involving Graph Theory?”. To answer this question, a workshop was held, which was the research scenario, following the guiding principles of Investigative Educational Practices (IEP) with high school students, actors, which was analyzed by the Plausible Reading method. From the analyzes produced, it was evidenced that the practices allowed the actors to produce meanings in different directions regarding Graph Theory and beyond.pt_BR
dc.format.extent77 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectTeoria dos Grafospt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectModelo dos Campos Semânticospt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.titleSignificados produzidos por (e com) alunos do ensino médio em uma prática envolvendo Teoria dos Grafospt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionEscola Monteiropt_BR
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/5611608453548541
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2406006027501784pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberChaves, Rodolfo
dc.contributor.memberTeixeira, Bea Karla Flores Machado
dc.contributor.memberPereira Domingues, Deborah


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record