Significados produzidos por (e com) alunos do ensino médio em uma prática envolvendo Teoria dos Grafos

Ellyan, João Vitor de Souza (2023)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, é baseada nas ideias centrais do Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e, nos moldes do estudo de caso, objetiva “analisar a produção de significados por (e com) alunos da educação básica no interior de uma oficina envolvendo Teoria dos Grafos”. Para o desenvolvimento da pesquisa foi estabelecido a pergunta norteadora: “Quais significados são produzidos por (e com) alunos do Ensino Médio ao se engajarem em uma oficina envolvendo Teoria dos Grafos?”. Para responder a essa pergunta foi realizada uma oficina, cenário da pesquisa, seguindo os princípios norteadores das Práticas Educativas Investigativas (PEI) com alunos do Ensino Médio, atores, ao qual foi feito a análise pelo método da Leitura Plausível. Das análises produzidas ficou evidenciado que as práticas permitiram que os atores produzissem significados em diferentes direções a respeito da, e além à, Teoria dos Grafos.

ABSTRACT: The present research, of a qualitative nature, is based on the central ideas of the Semantic Fields Model (SFM) and, in the mold of the case study, aims to “analyze the production of meanings by (and with) basic education students within a workshop involving Graph Theory”. To develop the research, the guiding question was established: “What meanings are produced by (and with) high school students when they engage in a workshop involving Graph Theory?”. To answer this question, a workshop was held, which was the research scenario, following the guiding principles of Investigative Educational Practices (IEP) with high school students, actors, which was analyzed by the Plausible Reading method. From the analyzes produced, it was evidenced that the practices allowed the actors to produce meanings in different directions regarding Graph Theory and beyond.


Collections: