dc.contributor.advisor | Silveira, Karine | |
dc.contributor.author | Evald, Fernanda Leite | |
dc.date.accessioned | 2023-07-14T15:24:34Z | |
dc.date.available | 2023-07-14T15:24:34Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | EVALD, Fernanda Leite. Memes nas aulas de língua portuguesa : uma proposta pedagógica para o curso técnico em administração integrado ao ensino médio. 2023. 29 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Venda Nova do Imigrante, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3424 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Neste trabalho propomos um Plano de Ensino, a partir do uso da metodologia da sala de aula invertida, buscando desenvolver o letramento crítico por meio do uso do gênero humorístico, com temática sobre o ambiente administrativo, nas aulas de Língua Portuguesa de uma turma de primeiro ano da Educação Profissional e Tecnológica, a fim de produzir uma intervenção que tenha como resultado mudanças positivas e produção de conhecimento útil para o ensino. Dessa forma, vislumbramos uma formação integral e interdisciplinar, na medida em que conciliamos assuntos da área técnica (assuntos acerca do cenário do profissional administrativo) com a área de formação básica (Língua Portuguesa). Para atingirmos nossos objetivos, recorremos aos teóricos Paulo Freire (2008), Cavalcante e Oliveira (2019), Porto (2018), Lima-Neto e Oliveira (2019), e Bergmann e Sams (2019). O conteúdo foi organizado em quatro seções: a primeira aborda os aspectos iniciais concernentes ao pesquisador, sua pesquisa e seus objetivos; a segunda, aborda o referencial teórico, isto é, apresentamos ao leitor os conceitos de sala de aula invertida (SAI), meme, letramento crítico e suas imbricações no ensino; na terceira está o Plano de Ensino e seu detalhamento; e na quarta expomos a metodologia utilizada. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Letramento crítico | pt_BR |
dc.subject | Memes | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula invertida | pt_BR |
dc.title | Memes nas aulas de língua portuguesa : uma proposta pedagógica para o curso técnico em administração integrado ao ensino médio | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Venda Nova do Imigrante | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Venda_Nova_do_Imigrante | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas para o Ensino Técnico e Profissionalizante | |
dc.contributor.member | Machado, Suzana Grimaldi | |
dc.contributor.member | Huapaya, Raoni Schimitt | |
dc.contributor.member | Silveira, Karine | |
Redes Sociais