Show simple item record

Memes nas aulas de língua portuguesa : uma proposta pedagógica para o curso técnico em administração integrado ao ensino médio

dc.contributor.advisorSilveira, Karine
dc.contributor.authorEvald, Fernanda Leite
dc.date.accessioned2023-07-14T15:24:34Z
dc.date.available2023-07-14T15:24:34Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationEVALD, Fernanda Leite. Memes nas aulas de língua portuguesa : uma proposta pedagógica para o curso técnico em administração integrado ao ensino médio. 2023. 29 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo, Venda Nova do Imigrante, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3424
dc.description.abstractRESUMO: Neste trabalho propomos um Plano de Ensino, a partir do uso da metodologia da sala de aula invertida, buscando desenvolver o letramento crítico por meio do uso do gênero humorístico, com temática sobre o ambiente administrativo, nas aulas de Língua Portuguesa de uma turma de primeiro ano da Educação Profissional e Tecnológica, a fim de produzir uma intervenção que tenha como resultado mudanças positivas e produção de conhecimento útil para o ensino. Dessa forma, vislumbramos uma formação integral e interdisciplinar, na medida em que conciliamos assuntos da área técnica (assuntos acerca do cenário do profissional administrativo) com a área de formação básica (Língua Portuguesa). Para atingirmos nossos objetivos, recorremos aos teóricos Paulo Freire (2008), Cavalcante e Oliveira (2019), Porto (2018), Lima-Neto e Oliveira (2019), e Bergmann e Sams (2019). O conteúdo foi organizado em quatro seções: a primeira aborda os aspectos iniciais concernentes ao pesquisador, sua pesquisa e seus objetivos; a segunda, aborda o referencial teórico, isto é, apresentamos ao leitor os conceitos de sala de aula invertida (SAI), meme, letramento crítico e suas imbricações no ensino; na terceira está o Plano de Ensino e seu detalhamento; e na quarta expomos a metodologia utilizada.pt_BR
dc.format.extent31 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.titleMemes nas aulas de língua portuguesa : uma proposta pedagógica para o curso técnico em administração integrado ao ensino médiopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVenda Nova do Imigrantept_BR
ifes.campusCampus_Venda_Nova_do_Imigrantept_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas para o Ensino Técnico e Profissionalizante
dc.contributor.memberMachado, Suzana Grimaldi
dc.contributor.memberHuapaya, Raoni Schimitt
dc.contributor.memberSilveira, Karine


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record