Memes nas aulas de língua portuguesa : uma proposta pedagógica para o curso técnico em administração integrado ao ensino médio

Evald, Fernanda Leite (2023)

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RESUMO: Neste trabalho propomos um Plano de Ensino, a partir do uso da metodologia da sala de aula invertida, buscando desenvolver o letramento crítico por meio do uso do gênero humorístico, com temática sobre o ambiente administrativo, nas aulas de Língua Portuguesa de uma turma de primeiro ano da Educação Profissional e Tecnológica, a fim de produzir uma intervenção que tenha como resultado mudanças positivas e produção de conhecimento útil para o ensino. Dessa forma, vislumbramos uma formação integral e interdisciplinar, na medida em que conciliamos assuntos da área técnica (assuntos acerca do cenário do profissional administrativo) com a área de formação básica (Língua Portuguesa). Para atingirmos nossos objetivos, recorremos aos teóricos Paulo Freire (2008), Cavalcante e Oliveira (2019), Porto (2018), Lima-Neto e Oliveira (2019), e Bergmann e Sams (2019). O conteúdo foi organizado em quatro seções: a primeira aborda os aspectos iniciais concernentes ao pesquisador, sua pesquisa e seus objetivos; a segunda, aborda o referencial teórico, isto é, apresentamos ao leitor os conceitos de sala de aula invertida (SAI), meme, letramento crítico e suas imbricações no ensino; na terceira está o Plano de Ensino e seu detalhamento; e na quarta expomos a metodologia utilizada.


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