Pensar a concepção de autismo na escola: contribuições pedagógicas para educadores inclusivos

Pacheco, Amanda Ortolan (2023-06-21)

tcc

A presente pesquisa considerou como objetivo a observação do ambiente escolar para pensar a concepção pedagógica do estudante com autismo na perspectiva inclusiva. Pensando nisso, os objetivos específicos foram traçados através de questões que visam fundamentar a compreensão do estudante com autismo para além do quadro clínico, relacionando pesquisas atuais e associações de vivências escolares. Uma pesquisa qualitativa que se desenvolveu pela análise de artigos científicos publicados entre 2019 a 2022 na Revista Brasileira de Educação Especial e pelo acompanhamento de estudante com autismo durante 12 meses numa escola regular da região de Colatina-Espírito Santo. Para pensar o autismo em uma concepção pedagógica foram concebidos conceitos de Vigotsky (2008) na busca por fundamentar o pensamento inclusivo. A análise dos artigos revelou que muitos estudantes com autismo não possuem uma formação educacional com base em metodologias inclusivas que contemplem a diversidade na sala de aula, pois os processos de ensino ainda se pautam em metodologias tradicionais padronizadas, com foco no laudo e nível, muitas vezes sem considerar o sujeito. Os dados mostram a relevância na contextualização do autista, aqui pessoa com autismo, que se daria por análise do sujeito, sua singularidade, bagagem cultural e realidade local. Diante disso, através da vivência escolar, foram aproximados os principais conceitos de autismo no DSM-5 com exemplos de vivências escolares, para contribuir com os estudantes e profissionais da área da Educação, em uma linguagem que potencialize a mediação pedagógica. Através dos resultados é observado a importância do professor especializado como aquele que fortalece a materialização das legislações, do reconhecimento, pertencimento e da inclusão, um pilar facilitador da acessibilidade e permanência dentro do processo educacional na escola regular para todos os estudantes vinculados a Educação Especial.


Colecciones: