dc.contributor.advisor | Gonçalves, Nahun Thiaghor Lippaus Pires | |
dc.contributor.author | Carneiro, Kassandra de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-07-13T23:39:54Z | |
dc.date.available | 2023-07-13T23:39:54Z | |
dc.date.issued | 2023-06-19 | |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Kassandra de Oliveira. Pensar os Moocs na formação complementar em educação especial. 2023. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia), Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3418 | |
dc.description.abstract | Essa pesquisa relaciona os Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs) na
formação complementar para Educação Especial com objetivo de elaborar um
panorama brasileiro dos domínios virtuais dos Institutos Federais que ofertam cursos
nessa área. O processo metodológico da pesquisa se caracteriza frente a uma
análise documental das plataformas virtuais de forma descritiva e com análise
qualitativa dentro da estrutura e oferta de MOOCs voltados para o público-alvo da
Educação Especial nos diferentes Estados Brasileiros. Os resultados da pesquisa
apontam que o número de cursos não alcança a proporção 1/1 na área da Educação
Especial dentro dos 38 institutos, tem-se um total de 21 cursos, uma representação
consideravelmente pequena, centrada na região sudeste. Na análise das estruturas
observou-se que os desenvolvedores eram profissionais habilitados com
especialização na Educação Especial, mais de 33% dos cursos eram voltados para
LIBRAS e 23 % para acessibilidade, poucos cursos abordam diretamente os demais
públicos-alvo da Educação Especial, vinculados a questões de inclusão e
acessibilidade. O levantamento e análise da estrutura dos cursos existentes
confirmou um esboço que valoriza a concepção histórica e legislativa, que precisa
iniciar a ampliação de seus alcances no que se refere aos demais estudantes
vinculados a Educação Especial, contudo os cursos dos Institutos Federais já
formulam espaços qualificados e apontam um crescimento para formação
complementar na área, em perspectiva, cabe pensar na unificação de uma
plataforma nacional dos MOOCs para acesso facilitado da população. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research relates Open and Massive Online Courses (MOOCs) in
complementary training for Special Education with the objective of elaborating a
Brazilian panorama of the virtual domains of the Federal Institutes that offer courses
in this area. The methodological process of the research is characterized by a
documentary analysis of the virtual platforms in a descriptive way and with a
qualitative analysis within the structure and offer of MOOCs aimed at the target
audience of Special Education in the different Brazilian states. The survey results
indicate that the number of courses does not reach the 1/1 ratio in Special Education
within the 38 institutes, there is a total of 21 courses, a considerably small
representation, centered in the southeast region. In the analysis of the structures, it
was observed that the developers were qualified professionals with specialization in
Special Education, more than 33% of the courses were focused on LIBRAS and 23%
on accessibility, few courses directly address the other target audiences of Special
Education, linked to issues of inclusion and accessibility. The survey and analysis of
the structure of the existing courses confirmed an outline that values the historical
and legislative conception, which needs to start expanding its scope with regard to
other students linked to Special Education, however the courses of the Federal
Institutes already formulate qualified spaces and point to a growth in complementary
training in the area, in perspective, it is worth thinking about the unification of a
national platform of MOOCs for easier access by the population. | pt_BR |
dc.format.extent | 56 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Formação Complementar | pt_BR |
dc.subject | MOOCs | pt_BR |
dc.subject | Special Education | pt_BR |
dc.subject | Complementary Training | pt_BR |
dc.title | Pensar os Moocs na formação complementar em educação especial | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Itapina | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3445739276954976 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em pedagogia | |
dc.contributor.member | Zorthêa, Kátia Silene | |
dc.contributor.member | Kauark, Fabiana da Silva | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/8079704133227131 | pt_BR |
Redes Sociais