Show simple item record

Pensar os Moocs na formação complementar em educação especial

dc.contributor.advisorGonçalves, Nahun Thiaghor Lippaus Pires
dc.contributor.authorCarneiro, Kassandra de Oliveira
dc.date.accessioned2023-07-13T23:39:54Z
dc.date.available2023-07-13T23:39:54Z
dc.date.issued2023-06-19
dc.identifier.citationCARNEIRO, Kassandra de Oliveira. Pensar os Moocs na formação complementar em educação especial. 2023. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia), Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3418
dc.description.abstractEssa pesquisa relaciona os Cursos Online Abertos e Massivos (MOOCs) na formação complementar para Educação Especial com objetivo de elaborar um panorama brasileiro dos domínios virtuais dos Institutos Federais que ofertam cursos nessa área. O processo metodológico da pesquisa se caracteriza frente a uma análise documental das plataformas virtuais de forma descritiva e com análise qualitativa dentro da estrutura e oferta de MOOCs voltados para o público-alvo da Educação Especial nos diferentes Estados Brasileiros. Os resultados da pesquisa apontam que o número de cursos não alcança a proporção 1/1 na área da Educação Especial dentro dos 38 institutos, tem-se um total de 21 cursos, uma representação consideravelmente pequena, centrada na região sudeste. Na análise das estruturas observou-se que os desenvolvedores eram profissionais habilitados com especialização na Educação Especial, mais de 33% dos cursos eram voltados para LIBRAS e 23 % para acessibilidade, poucos cursos abordam diretamente os demais públicos-alvo da Educação Especial, vinculados a questões de inclusão e acessibilidade. O levantamento e análise da estrutura dos cursos existentes confirmou um esboço que valoriza a concepção histórica e legislativa, que precisa iniciar a ampliação de seus alcances no que se refere aos demais estudantes vinculados a Educação Especial, contudo os cursos dos Institutos Federais já formulam espaços qualificados e apontam um crescimento para formação complementar na área, em perspectiva, cabe pensar na unificação de uma plataforma nacional dos MOOCs para acesso facilitado da população.pt_BR
dc.description.abstractThis research relates Open and Massive Online Courses (MOOCs) in complementary training for Special Education with the objective of elaborating a Brazilian panorama of the virtual domains of the Federal Institutes that offer courses in this area. The methodological process of the research is characterized by a documentary analysis of the virtual platforms in a descriptive way and with a qualitative analysis within the structure and offer of MOOCs aimed at the target audience of Special Education in the different Brazilian states. The survey results indicate that the number of courses does not reach the 1/1 ratio in Special Education within the 38 institutes, there is a total of 21 courses, a considerably small representation, centered in the southeast region. In the analysis of the structures, it was observed that the developers were qualified professionals with specialization in Special Education, more than 33% of the courses were focused on LIBRAS and 23% on accessibility, few courses directly address the other target audiences of Special Education, linked to issues of inclusion and accessibility. The survey and analysis of the structure of the existing courses confirmed an outline that values the historical and legislative conception, which needs to start expanding its scope with regard to other students linked to Special Education, however the courses of the Federal Institutes already formulate qualified spaces and point to a growth in complementary training in the area, in perspective, it is worth thinking about the unification of a national platform of MOOCs for easier access by the population.pt_BR
dc.format.extent56 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectFormação Complementarpt_BR
dc.subjectMOOCspt_BR
dc.subjectSpecial Educationpt_BR
dc.subjectComplementary Trainingpt_BR
dc.titlePensar os Moocs na formação complementar em educação especialpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Itapinapt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Itapinapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3445739276954976pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em pedagogia
dc.contributor.memberZorthêa, Kátia Silene
dc.contributor.memberKauark, Fabiana da Silva
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/8079704133227131pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record