Formação de leitores na EJA : uma sequência didática a partir da crônica “Provocações”, de Luís Fernando Veríssimo
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O presente artigo aborda a importância da formação de leitores críticos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), mais especificamente no Ensino médio. Dessa forma, busca-se entender como a crônica “Provocações”, de Luis Fernando Verissimo, pode contribuir para a formação desse tipo de leitor. Esta pesquisa de forma geral se firma na aplicação do texto literário como instrumento de letramento, para então analisar como a escolha dos textos utilizados pode ser importante nesse processo e concluir examinando se a crônica escolhida trouxe contribuições para a formação de leitores na EJA. Para isso foi utilizado os autores: Soares (2009) Strelhow (2010), Haddad; Di Pierro (2000), Cosson (2006). A metodologia adotada foi pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e estudo de campo, no qual apresenta subsídios para a conclusão da pesquisa e maior enriquecimento para o ensino de Língua Portuguesa no que tange o ensino e prática de leitura.
Redes Sociais