Pensar a cotação de história no contexto ambiental regional
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Essa pesquisa possui delineamento qualitativo, pois conta com uma abordagem teórica pautada em textos científicos que fundamenta a contação de história na prática pedagógica associada a problematizações, visto as concepções de literatura em Deleuze e a educação estética abordada por Vigotski. O objetivo da pesquisa foi compreender as potencialidades da contação de história associada a questões ambientais regionais, de forma a colaborar no envolvimento com a leitura e na motivação da alfabetização dos alunos de Ensino Fundamental das escolas da região de Colatina no Espírito Santo. No desenvolvimento da pesquisa foi identificada e analisada uma literatura local atravessada por questões ambientais, feita adaptação do livro para contação de história e construído diversos materiais pedagógicos. Os resultados consideram a leitura e escrita como uma prática importante na vida e formação humana, sendo relevante investigar caminhos e possibilidades que contribuam de forma prazerosa e construtiva na formação das crianças na escola. Enfim, compreende-se a contação de história como porta de entrada para novas aprendizagens. Uma prática que permite trabalhar a leitura de forma reflexiva e ampla e que na aproximação de questões ambientais tenta transformar a realidade não somente no âmbito do currículo, mas em todas as etapas da vida escolar e comunitária. Através dessa associação, além do envolvimento com leitura e a motivação no processo de alfabetização se desenvolve escuta, reflexão, fala, ações comportamentais, afetividade e o pertencimento.
This research has a qualitative design, as it has a theoretical approach based on scientific texts that bases storytelling on pedagogical practice associated with problematizations, considering Deleuze's conceptions of literature and aesthetic education addressed by Vigotski. The objective of the research was to understand the potentialities of storytelling associated with regional environmental issues, to collaborate in the engagement with reading and in motivating the literacy of elementary school students from schools in the region of Colatina in Espírito Santo. In the development of the research, a local literature crossed by environmental issues was identified and analyzed, the book was adapted for storytelling and several pedagogical materials were constructed. The results consider reading and writing as an important practice in life and human development, and it is relevant to investigate paths and possibilities that contribute in a pleasant and constructive way to the education of children at school. Finally, storytelling is understood as a gateway to new learning. A practice that allows working on reading in a reflective and broad way and that, in approaching environmental issues, tries to transform reality not only within the curriculum, but in all stages of school and community life. Through this association, in addition to involvement with reading and motivation in the literacy process, listening, reflection, speech, behavioral actions, affectivity and belonging are developed.
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