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Modelagem matemática nos anos iniciais: uma perspectiva da prática docente

dc.contributor.advisorCesário, Anderson Antonio Alves
dc.contributor.authorBarros, Sulamita Monteiro de
dc.date.accessioned2023-07-13T10:23:48Z
dc.date.available2023-07-13T10:23:48Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationBARROS, Sulamita Monteiro de. Modelagem matemática nos anos iniciais: uma perspectiva da prática docente. 2023. 48 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina, Colatina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3412
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo investigar em que medida professores que atuam no Ensino Fundamental I tem utilizado a Modelagem Matemática em sua prática pedagógica de forma a aproximar os conteúdos da realidade, agregando mais significado e potencializando o aprendizado. Nessa perspectiva, aplicou-se um questionário, utilizando o Google Forms que foi respondido por 11 professores que atuam nos anos iniciais da rede municipal do município de Colatina/ES. Realizou-se também, uma busca por artigos e dissertações que tivessem relação com o tema, percebendo que não há muitas pesquisas realizadas sobre modelagem nos anos iniciais. Para a análise das respostas obtidas, utilizou-se, como referencial teórico a Modelagem Matemática na perspectiva de Biembengut e Hein e elementos da Teoria Histórico Cultural, de Vygostky. Os resultados obtidos apontam que a Modelagem, como Tendência no Ensino de Matemática ainda é pouco conhecida e utilizada, embora estudos apontem que sua utilização pode contribuir de forma relevante para um ensino em que as aprendizagens tem mais significado para o estudante.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate to what extent teachers working in Elementary Education have been using Mathematical Modeling in their pedagogical practice to bring the content closer to reality, adding more meaning and enhancing learning. In this perspective, a questionnaire was administered using Google Forms, which was answered by 11 teachers working in the early years of the municipal school system in the city of Colatina, Espírito Santo, Brazil. Additionally, a search for articles and dissertations related to the topic was conducted, revealing that there are not many studies conducted on modeling in the early years. For the analysis of the obtained responses, the theoretical framework used was Mathematical Modeling according to Biembengut and Hein's perspective, as well as elements of Vygotsky's Cultural-Historical Theory. The results indicate that Modeling, as a trend in Mathematics Education, is still not well-known and utilized, although studies suggest that its use can significantly contribute to teaching and learning by providing more meaningful experiences for students.pt_BR
dc.format.extent48 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
dc.subjectTendências em Matemáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectVygotskypt_BR
dc.titleModelagem matemática nos anos iniciais: uma perspectiva da prática docentept_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Itapinapt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Itapinapt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Pedagogia
dc.contributor.memberRocha, Messenas Miranda
dc.contributor.memberRonchetti, Wasley Antonio


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