Show simple item record

“Marketing digital e sua influência no sucesso de microempreendedores individuais (MEI) no Município de Governador Lindenberg - ES

dc.contributor.advisorSaquetto, Thiago Chieppe
dc.contributor.authorLemes, Larissa Saquetto
dc.date.accessioned2023-07-12T16:11:19Z
dc.date.available2023-07-12T16:11:19Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationLEMES, Larissa Saquetto. Marketing digital e sua influência no sucesso de microempreendedores individuais (MEI) no município de Governador Lindenberg - ES. 2023. 34 f.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3409
dc.description.abstractRESUMO: A necessidade de sempre estar à frente do concorrente tem demandado a inovação nos métodos utilizados para atrair e se relacionar com os clientes, sendo o marketing digital um dos destaques dessas inovações, conferindo um diferencial competitivo aos novos negócios. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo principal verificar como o uso do marketing digital influencia no sucesso dos negócios segundo a percepção de microempreendedores individuais (MEI) do município de Governador Lindenberg – ES. Foi realizada uma pesquisa aplicada de natureza quantitativa, descritiva e de amostragem não probabilística, através da aplicação de um questionário aplicado a uma amostra de 30 MEIs situados no município. Os resultados mostraram que os participantes, mesmo todos possuindo redes sociais e estando constantemente conectados a elas, demonstram pouco conhecimento sobre o marketing digital, além de não explorarem a fundo os seus benefícios. Apesar disso, foi possível perceber que os microempreendedores buscam informações sobre essa ferramenta e a consideram importante para o desenvolvimento do negócio, porém a maioria ainda não está disposta a investir valores nessas ações de comunicação. Como contribuição, este estudo inova ao explorar o uso do marketing digital por microempreendedores individuais, e discute a percepção em relação ao sucesso dos negócios.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The need to always be ahead of the competition has demanded innovation in the methods used to attract and relate with customers, being digital marketing one of the highlights of these innovations, giving a competitive edge to new businesses. In view of this, the main objective of this study was to verify how the use of digital marketing influences business success according to the perception of individual microentrepreneurs in the municipality of Governador Lindenberg - ES. An applied research was carried out, of a quantitative, descriptive nature and non-probabilistic sampling, through the application of a questionnaire applied to a sample of 30 MEIs located in the municipality. The results showed that the participants, even though they all have social networks and are constantly connected to them, demonstrate little knowledge about digital marketing, besides not exploring its benefits thoroughly. Despite this, it was possible to notice that microentrepreneurs seek information about digital marketing and consider it important for the development of their business, but most are not yet willing to invest in digital marketing. As a contribution, this study innovates by exploring the use of digital marketing by individual microentrepreneurs, and discusses the perception regarding business success.pt_BR
dc.format.extent35 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo;pt_BR
dc.subjectMarketing Digital;pt_BR
dc.subjectMicroempreendedores;pt_BR
dc.subjectSucesso;pt_BR
dc.subjectRedes sociais.pt_BR
dc.title“Marketing digital e sua influência no sucesso de microempreendedores individuais (MEI) no Município de Governador Lindenberg - ESpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Colatinapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4442796313166334pt_BR
ifes.course.undergraduateAdministração
dc.contributor.memberPaiva, Thereza Christina Ferrari
dc.contributor.memberLaeber, Izabel Maria
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/842038295534754pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/5513973845889489pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record