“Marketing digital e sua influência no sucesso de microempreendedores individuais (MEI) no Município de Governador Lindenberg - ES

Lemes, Larissa Saquetto (2023)

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RESUMO: A necessidade de sempre estar à frente do concorrente tem demandado a inovação nos métodos utilizados para atrair e se relacionar com os clientes, sendo o marketing digital um dos destaques dessas inovações, conferindo um diferencial competitivo aos novos negócios. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo principal verificar como o uso do marketing digital influencia no sucesso dos negócios segundo a percepção de microempreendedores individuais (MEI) do município de Governador Lindenberg – ES. Foi realizada uma pesquisa aplicada de natureza quantitativa, descritiva e de amostragem não probabilística, através da aplicação de um questionário aplicado a uma amostra de 30 MEIs situados no município. Os resultados mostraram que os participantes, mesmo todos possuindo redes sociais e estando constantemente conectados a elas, demonstram pouco conhecimento sobre o marketing digital, além de não explorarem a fundo os seus benefícios. Apesar disso, foi possível perceber que os microempreendedores buscam informações sobre essa ferramenta e a consideram importante para o desenvolvimento do negócio, porém a maioria ainda não está disposta a investir valores nessas ações de comunicação. Como contribuição, este estudo inova ao explorar o uso do marketing digital por microempreendedores individuais, e discute a percepção em relação ao sucesso dos negócios.

ABSTRACT: The need to always be ahead of the competition has demanded innovation in the methods used to attract and relate with customers, being digital marketing one of the highlights of these innovations, giving a competitive edge to new businesses. In view of this, the main objective of this study was to verify how the use of digital marketing influences business success according to the perception of individual microentrepreneurs in the municipality of Governador Lindenberg - ES. An applied research was carried out, of a quantitative, descriptive nature and non-probabilistic sampling, through the application of a questionnaire applied to a sample of 30 MEIs located in the municipality. The results showed that the participants, even though they all have social networks and are constantly connected to them, demonstrate little knowledge about digital marketing, besides not exploring its benefits thoroughly. Despite this, it was possible to notice that microentrepreneurs seek information about digital marketing and consider it important for the development of their business, but most are not yet willing to invest in digital marketing. As a contribution, this study innovates by exploring the use of digital marketing by individual microentrepreneurs, and discusses the perception regarding business success.


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