Show simple item record

A modalização em textos jornalísticos e as operações de linguagem dos alunos no Ensino Fundamental II

dc.contributor.advisorGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.authorAlbino, Fernanda da Cunha Pereira
dc.date.accessioned2023-07-12T11:43:42Z
dc.date.available2023-07-12T11:43:42Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationALBINO, Fernanda da Cunha Pereira. A modalização em textos jornalísticos e as operações de linguagem dos alunos no Ensino Fundamental II. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3406
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa sobre a modalização e as operações de linguagem dos alunos no Ensino Fundamental II foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras – Profletras, na área de concentração: Linguagens e Letramentos, dentro da linha de pesquisa: Estudos da Linguagem e Prática Social. Nosso objetivo foi entender a modalização discursiva e os sentidos decorrentes dela em enunciados, sobretudo em textos jornalísticos, a fim de ajudar os alunos a usar conscientemente tal conhecimento nas operações de linguagem. O estudo justifica-se pelo fato de o sujeito necessitar posicionar-se por meio da linguagem, com propriedade e autoridade, no seu contexto social. A pesquisa de natureza qualitativa, inspirada no tipo participante, foi ancorada nas contribuições de Franchi (1991), Koch (2000), Fiorin (2000), Castilho e Castilho (2002), Marcuschi e Dionísio (2007), Rezende (2008) e outros pesquisadores. Além de uma investigação bibliográfica, fizemos uma pesquisa empírica em uma escola pública com alunos do Ensino Fundamental, por meio de uma sequência de atividades trabalhada em sala de aula. As práticas refletiram na produção dos estudantes, que puderam se apropriar da modalização, e resultaram no produto educacional em forma de e-book, com atividades sob uma abordagem epilinguística. Nossa expectativa é contribuir para um uso mais reflexivo da língua no Ensino Fundamental.pt_BR
dc.format.extent129 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectModalizaçãopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEpilinguagempt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt_BR
dc.titleA modalização em textos jornalísticos e as operações de linguagem dos alunos no Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (UFES)pt_BR
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/7163029033779209
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt_BR
ifes.researchAreaEstudos da Linguagem e Prática Socialpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9995004018308532pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Letras
dc.contributor.memberSouza Junior, Rivaldo Capistrano de
dc.contributor.memberOliveira, Maria Madalena Fernandes Caetano Poleto
dc.contributor.memberGomes, Antônio Carlos
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1789089733149214pt_BR
ifes.member.orcidhttp://lattes.cnpq.br/7433150215859023pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7441-727Xpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record