O ensino e aprendizado de expressões e equações algébricas aplicadas ao distanciamento em sala de aula: uma intervenção pedagógica por meio da Modelagem Matemática
tcc
RESUMO: Este trabalho apresenta uma intervenção pedagógica por meio da Modelagem Matemática destinada para o 7º ano do Ensino Fundamental. Com abordagem de pesquisa qualitativa, a intervenção trata-se de uma sequência didática cujo objetivo é observar o ensino e o aprendizado de expressões e equações algébricas. A tarefa fundamenta-se na construção de representações referentes ao espaço e a organização da sala de aula conforme a orientação de distanciamento social (devido a pandemia de Covid-19). Então, em uma turma com 22 alunos, verificou-se que a sequência didática voltada ao ensino de modo investigativo e contextualizado promoveu maior participação e interesse da turma por desenvolver a tarefa, mesmo que o tempo de execução tenha sido insuficiente, os resultados obtidos podem ser considerados relevantes a pesquisa realizada. Assim, espera-se que a Modelagem Matemática seja utilizada para que os estudantes possam vivenciar novas experiências e visualizar a aplicabilidade da matemática.
ABSTRACT: This paper presents a pedagogical intervention through Mathematical Modeling aimed at 7th grade students in Elementary School. Using a qualitative research approach, the intervention consists of a didactic sequence whose objective is to observe the teaching and learning of algebraic expressions and equations. The task is based on the construction of representations related to the space and organization of the classroom following social distancing guidelines (due to the Covid-19 pandemic). Therefore, in a class of 22 students, it was found that the didactic sequence focused on investigative and contextualized teaching promoted greater participation and interest from the students in completing the task. Although the execution time was insufficient, the obtained results can be considered relevant for the conducted research. Thus, it is expected that Mathematical Modeling will be used so that students can experience new experiences and see the applicability of mathematics
Redes Sociais