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Práticas linguísticas e ensino da argumentação : uma abordagem do gênero discursivo debate livre no Ensino Fundamental II

dc.contributor.advisorAraújo, Fernanda Borges Ferreira de
dc.contributor.authorSchaeffer, Juliana Neves
dc.date.accessioned2023-07-10T12:09:29Z
dc.date.available2023-07-10T12:09:29Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSCHAEFFER, Juliana Neves. Práticas linguísticas e ensino da argumentação: uma abordagem do gênero discursivo debate livre no ensino fundamental II. 2023. 56 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras, Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3383
dc.description.abstractRESUMO: Possibilitar, nas aulas de Língua Portuguesa, o exercício das práticas linguísticas orais em situações mais formais de interação, especialmente no que tange à argumentação, é algo ainda não muito explorado pelos professores. Este trabalho, que está inserido na linha de pesquisa Estudos da Linguagem e Prática Social, apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo, apresenta uma sequência de atividades que visam ao trabalho com a análise argumentativa nos discursos por meio das modalidades oral e escrita da língua portuguesa. Nas atividades, são exploradas a participação oral e escrita dos alunos no exercício da argumentação, para que culminem em um debate livre. Tal proposta foi motivada pela oportunidade de direcionar a fala dos estudantes para os objetivos de ensino de língua materna, uma vez que os alunos dialogam bastante entre si sobre questões do cotidiano, trazendo valores em seus argumentos. Assim, esperamos contribuir para a ampliação das habilidades discursivas orais e escritas, além da promoção de espaços de fala em sala de aula. Para tanto, aplicaremos a metodologia da pesquisa-ação, a fim de construir a proposta de modo cooperativo e participativo e fundamentaremos teoricamente nosso trabalho nos estudos da argumentação de Amossy (2018), Plantin (2008) e Piris (2021), em diálogo com os conceitos bakhtinianos de língua, linguagem e interação (BAKHTIN, 2003), bem como na proposta teórico-metodológica da sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004).pt_BR
dc.format.extent56 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLinguística – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArgumentação – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise do discurso literáriopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental – Língua portuguesapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titlePráticas linguísticas e ensino da argumentação : uma abordagem do gênero discursivo debate livre no Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino e Língua Portuguesapt_BR
ifes.researchAreaEstudos da linguagem e práticas sociaispt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Letras
dc.contributor.memberVidon, Luciano Novaes
dc.contributor.memberRiolo, Vivian Pinto
dc.contributor.memberAraújo, Fernanda Borges Ferreira de


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