O papel do professor na inclusão de alunos com transtorno do espectro autista no ensino da matemática: um estudo bibliográfico
tcc
RESUMO: A matemática desempenha um papel fundamental no cotidiano e na formação dos cidadãos. Mas ainda é um desafio nas escolas, especialmente para alunos com Transtornos do Espectro Autista que requerem adaptações e estratégias específicas. Este trabalho objetiva compreender como as pesquisas têm mostrado o papel do professor na inclusão dos alunos com autismo no ensino da matemática, analisando a relação professor e aluno, os desafios enfrentados pelo professor de matemática no processo de inclusão de alunos com autismo e as estratégias metodológicas de ensino utilizadas pelo professor de matemática. Foi adotado o método booleano, sendo pesquisa qualitativa e bibliográfica, com busca de artigos em bases de dados como o Google Acadêmico e os periódicos CAPES, publicados entre 2019 e 2022. Os resultados mostraram a importância de uma boa relação entre professor e aluno autista para promover a inclusão e facilitar a aprendizagem. Identifica-se que os professores precisam estar sempre em formação continuada para auxiliar os alunos com TEA nos desafios em sala de aula, buscando conhecimentos sobre metodologias inovadoras e abordagens individualizadas.
ABSTRACT: Mathematics plays a fundamental role in everyday life and in the formation of citizens. But it is still a challenge in schools, especially for students with Autistic Spectrum Disorders who require specific adaptations and strategies. This work aims to understand how research has shown the teacher's role in the inclusion of students with autism in mathematics teaching, analyzing the teacher-student relationship, the challenges faced by the mathematics teacher in the process of including students with autism and methodological strategies teaching methods used by the mathematics teacher. The Boolean method was adopted, being a qualitative and bibliographical research, searching for articles in databases such as Google Scholar and CAPES journals, published between 2019 and 2022. The results showed the importance of a good relationship between teacher and autistic student for promote inclusion and facilitate learning. It is identified that teachers always need to be in continuing education to assist students with ASD in the challenges in the classroom, seeking knowledge about innovative methodologies and individualized approaches.
Redes Sociais