Jogo da memória como difusor de conhecimento a respeito de plantas cultivadas em horta urbana e sua importância como espécies melitófilas

Oliveira, Verônica Machado de (2022)

Trabalho de conclusão de curso

O trabalho traz um jogo da memória como difusor de conhecimento a respeito de plantas cultivadas em horta urbana e sua importância como espécies melitófilas. A proposta pretende evidenciar as interações ecológicas presentes em uma horta urbana, com ênfase na fauna de abelhas nativas sem ferrão. Foram utilizadas imagens de algumas das espécies de plantas melitófilas da horta comunitária Quintal na Cidade, localizada no município de Vitória, Estado do Espírito Santo, e também imagens de abelhas sem ferrão, cedidas pelo grupo de pesquisa Meliponifes para a elaboração de um jogo didático nomeado Jogo da memória: Quintal da polinização. Durante o desenvolvimento dessa pesquisa foram realizadas visitas ao local de estudo e conversas com os idealizadores do projeto da horta comunitária sobre a manutenção das espécies e seus visitantes para que, posteriormente, fosse idealizado o jogo didático aqui apresentado. Após o levantamento e escolha das espécies, foi realizada uma busca em literatura especializada para verificar quais dessas plantas possuem recursos que atraem visitantes florais, como as abelhas. Por fim, através dos registros foi feita uma seleção de espécies melitófilas e seus polinizadores, para uso no produto educacional. Como resultado, destacamos a necessidade de produção de mais materiais didáticos que possibilitem a popularização da ciência e a sensibilização ambiental, principalmente com esta temática das relações plantas-polinizadores, que mostra-se como essencial para a manutenção da vida.

The work brings a memory game as a knowledge diffuser about plants grown in urban gardens and their importance as melittophilous species. The proposal intends to highlight the ecological interactions present in an urban garden, with emphasis on the fauna of native stingless bees. Images of some of the melittophilous plant species from the Quintal na Cidade community garden, located in the municipality of Vitória, Espírito Santo State, were used, as well as images of stingless bees, provided by the research group Meliponifes for the elaboration of a didactic game named Memory game: Backyard pollination. During the development of this research, visits were made to the study site and conversations were held with the creators of the community garden project about the maintenance of the species and its visitors so that, later, the didactic game presented here could be idealized. After the survey and choice of species, a search was carried out in specialized literature to verify which of these plants have resources that attract floral visitors, such as bees. Finally, through the records, a selection of melittophilous species and their pollinators was made, for use in the educational product. As a result, we highlight the need to produce more didactic materials that allow the popularization of science and environmental awareness, especially with this theme of plant-pollinator relationships, which proves to be essential for the maintenance of life. Key words: bees, community garden, didactic game, honeydew plants.


Collections: