Educação ambiental na escola e as suas potencialidades para a formação cidadã
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Tendo em vista que quando se fala sobre a importância da Educação Ambiental, nos remete à uma educação para sensibilizar, informar e formar as pessoas a respeito da relevância de se proteger o meio ambiente, preservar e conservar os bens naturais, na perspectiva de promoção de práticas mais sustentáveis para uma melhoria na qualidade de vida. A Educação Ambiental deve procurar favorecer e estimular possibilidades de se estabelecer coletivamente uma “nova aliança” (entre os seres humanos e a natureza e entre nós mesmos) que possibilite a todas as espécies biológicas (inclusive a humana) a sua convivência e sobrevivência com dignidade. O presente estudo trata sobre a importância da Educação Ambiental na escola e as suas potencialidades para a formação cidadã, propondo uma reflexão de como a Educação Ambiental pode refletir contribuir na formação crítica e na mudança de hábitos e atitudes em relação às questões socioambientais. Logo, a fim de analisar de que forma a Educação Ambiental é realizada na escola por meio de um levantamento bibliográfico é o que apresentamos como objetivo geral. Para tanto, foi necessário conhecer as concepções de Educação Ambiental, descrever de que forma ela é inserida na escola e a sua importância na formação cidadã e, conhecer o histórico e marcos legais da Educação Ambiental. A pesquisa foi estruturada a partir da revisão bibliográfica sobre o tema Educação Ambiental na escola, tendo como descritores de busca as palavras: “formação cidadã”, “Educação Ambiental em espaços escolares” e “Educação Ambiental”. Sobre as fontes de busca, restringimos aos materiais em meio digital, disponibilizados nos sites de universidades públicas e faculdades, bem como na Revista Eletrônica SciELO, biblioteca digital de teses e dissertações, Google Scholar, selecionando, assim, apenas os trabalhos e artigos relacionados à ao campo da Educação Ambiental escolar e que atendesse ao objetivo estabelecido. O período de produção de dados foi entre 2022 e o primeiro trimestre de 2023. Diante disso, verificou-se que a Educação Ambiental é um processo de aprendizagem permanente que visa o respeito à todas as formas de vida existentes no planeta, trabalhando assim para a formação de cidadãos conscientes na luta pela preservação da natureza e da existência do ser humano, conservando uma relação de interdependência entre ambos inegavelmente necessária, partindo de uma exigência de responsabilidade individual e coletiva. Por fim, mediante tantos acontecimentos catastróficos ocorridos em nosso planeta, devido à ação insana do ser humano e os seus interesses econômicos, causando grandes preocupações ao mundo que vive sob alerta nessa imensa crise planetária que ameaça a própria existência humana, torna-se cada vez mais urgente a discussão sobre a educação Ambiental dentro das escolas.
Bearing in mind that when talking about the importance of Environmental Education, it refers to an education to raise awareness, inform and train people about the importance of protecting the environment, preserving and conserving natural resources, with a view to promoting more sustainable practices to improve the quality of life. Environmental Education should seek to favor and stimulate possibilities for collectively establishing a “new alliance” (between human beings and nature and among ourselves) that allows all biological species (including human beings) to coexist and survive with dignity. . The present study deals with the importance of Environmental Education at school and its potential for citizenship education, proposing a reflection on how Environmental Education can reflect on contributing to critical education and changing habits and attitudes in relation to socio-environmental issues. Therefore, in order to analyze how Environmental Education is carried out at school through a bibliographical survey, this is what we present as a general objective. Therefore, it was necessary to know the concepts of Environmental Education, describe how it is inserted in the school and its importance in citizenship education, and know the history and legal frameworks of Environmental Education. The research was structured from the bibliographic review on the theme Environmental Education at school, having as search descriptors the words: "citizen formation", "Environmental Education in spaces schools” and “Environmental Education”. Regarding the search sources, we restricted the materials in digital media, available on the websites of public universities and colleges, as well as in the Revista Eletrônica SciELO, digital library of theses and dissertations, Google Scholar, thus selecting only works and articles related to the to the field of School Environmental Education and that met the established objective. The data production period was between 2022 and the first quarter of 2023. In view of this, it was verified that Environmental Education is a permanent learning process that aims to respect all forms of life on the planet, thus working for the formation of conscious citizens in the fight for the preservation of nature and the existence of the human being, maintaining an undeniably necessary relationship of interdependence between both, starting from a requirement of individual and collective responsibility. Finally, through so many catastrophic events that have occurred on our planet, due to the insane action of human beings and their economic interests, causing great concern to the world that lives on alert in this immense planetary crisis that threatens human existence itself, it becomes increasingly more urgent the discussion on Environmental education within schools.
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