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EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO TARTARUGAS MARINHAS COMO ANIMAL-BANDEIRA, NA VILA DE REGÊNCIA-ES

dc.contributor.advisorMiguel, Camila
dc.contributor.authorAlves, Rhycselayne D.
dc.date.accessioned2023-07-07T14:51:11Z
dc.date.available2023-07-07T14:51:11Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationALVES, Rhycselayne Dias. Educação ambiental utilizando tartarugas marinhas como animal-bandeira, na Vila de Regência - ES. 2023. 41 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3369
dc.description.abstractA Educação Ambiental é um processo contínuo pelo qual o aluno adquire conhecimento e informações de como pode intervir diretamente no impacto e na conservação do meio ambiente. Desse modo, o presente trabalho aborda a educação ambiental, utilizando as tartarugas marinhas como espécie-bandeira, com estudantes do 6.º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Vila Regência”, localizada na Vila de Regência, balneário de Linhares/ES. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática sobre a educação ambiental, visando contribuir na sensibilização e ensino das tartarugas marinhas. A sequência foi dividida em cinco momentos, nos quais foram abordados assuntos como as cinco espécies de tartarugas marinhas no Brasil, suas características, ciclo de vida, a importância delas na natureza e as ameaças. Durante os encontros na escola foram utilizados materiais que chamassem a atenção dos alunos e os cativassem, como, por exemplo, exemplares de ovos não eclodidos e filhotes de tartarugas marinhas. Para a avaliação do conhecimento inicial foi feito uma entrevista individual, e ao longo do projeto, algumas questões da entrevista foram sendo esclarecidas. Com o apoio do Projeto Chelonia mydas, foram aplicadas atividades interativas em sala de aula, como paper toys, escultura com lixo trazido de casa e recolhido no entorno da escola pelos alunos, uma exposição para os moradores e possíveis visitantes no Centro ecológico de Regência, e, por fim, uma ida à praia assistir à soltura de filhotes de tartaruga cabeçuda. Estabelecer o contato dos alunos com as tartarugas marinhas foi de suma importância para compreenderem a natureza e se tornarem adultos críticos que podem buscar por mudanças na sociedade.pt_BR
dc.format.extent41 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_restritopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectVila de Regência – Linhares (ES)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSensibilizaçãopt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO TARTARUGAS MARINHAS COMO ANIMAL-BANDEIRA, NA VILA DE REGÊNCIA-ESpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSanta Teresapt_BR
ifes.campusCampus_Santa_Teresapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espirito Santo (IFES)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6957130206842102pt_BR
ifes.course.undergraduateCiências Biológicas
dc.contributor.memberFraga, Nairana Santos
dc.contributor.memberCaldara Junior, Vilacio
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9674933842983113pt_BR


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