dc.contributor.advisor | Miguel, Camila | |
dc.contributor.author | Alves, Rhycselayne D. | |
dc.date.accessioned | 2023-07-07T14:51:11Z | |
dc.date.available | 2023-07-07T14:51:11Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Rhycselayne Dias. Educação ambiental utilizando tartarugas marinhas como animal-bandeira, na Vila de Regência - ES. 2023. 41 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3369 | |
dc.description.abstract | A Educação Ambiental é um processo contínuo pelo qual o aluno adquire
conhecimento e informações de como pode intervir diretamente no impacto e na
conservação do meio ambiente. Desse modo, o presente trabalho aborda a educação
ambiental, utilizando as tartarugas marinhas como espécie-bandeira, com estudantes
do 6.º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
“Vila Regência”, localizada na Vila de Regência, balneário de Linhares/ES. Para tanto,
foi elaborada uma sequência didática sobre a educação ambiental, visando contribuir
na sensibilização e ensino das tartarugas marinhas. A sequência foi dividida em cinco
momentos, nos quais foram abordados assuntos como as cinco espécies de tartarugas
marinhas no Brasil, suas características, ciclo de vida, a importância delas na natureza
e as ameaças. Durante os encontros na escola foram utilizados materiais que
chamassem a atenção dos alunos e os cativassem, como, por exemplo, exemplares de
ovos não eclodidos e filhotes de tartarugas marinhas. Para a avaliação do
conhecimento inicial foi feito uma entrevista individual, e ao longo do projeto, algumas
questões da entrevista foram sendo esclarecidas. Com o apoio do Projeto Chelonia
mydas, foram aplicadas atividades interativas em sala de aula, como paper toys,
escultura com lixo trazido de casa e recolhido no entorno da escola pelos alunos, uma
exposição para os moradores e possíveis visitantes no Centro ecológico de Regência,
e, por fim, uma ida à praia assistir à soltura de filhotes de tartaruga cabeçuda.
Estabelecer o contato dos alunos com as tartarugas marinhas foi de suma importância
para compreenderem a natureza e se tornarem adultos críticos que podem buscar por
mudanças na sociedade. | pt_BR |
dc.format.extent | 41 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_restrito | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Vila de Regência – Linhares (ES) | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Sensibilização | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO TARTARUGAS MARINHAS COMO ANIMAL-BANDEIRA, NA VILA DE REGÊNCIA-ES | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Teresa | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espirito Santo (IFES) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6957130206842102 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Ciências Biológicas | |
dc.contributor.member | Fraga, Nairana Santos | |
dc.contributor.member | Caldara Junior, Vilacio | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/9674933842983113 | pt_BR |
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