EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO TARTARUGAS MARINHAS COMO ANIMAL-BANDEIRA, NA VILA DE REGÊNCIA-ES

Alves, Rhycselayne D. (2023)

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A Educação Ambiental é um processo contínuo pelo qual o aluno adquire conhecimento e informações de como pode intervir diretamente no impacto e na conservação do meio ambiente. Desse modo, o presente trabalho aborda a educação ambiental, utilizando as tartarugas marinhas como espécie-bandeira, com estudantes do 6.º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Vila Regência”, localizada na Vila de Regência, balneário de Linhares/ES. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática sobre a educação ambiental, visando contribuir na sensibilização e ensino das tartarugas marinhas. A sequência foi dividida em cinco momentos, nos quais foram abordados assuntos como as cinco espécies de tartarugas marinhas no Brasil, suas características, ciclo de vida, a importância delas na natureza e as ameaças. Durante os encontros na escola foram utilizados materiais que chamassem a atenção dos alunos e os cativassem, como, por exemplo, exemplares de ovos não eclodidos e filhotes de tartarugas marinhas. Para a avaliação do conhecimento inicial foi feito uma entrevista individual, e ao longo do projeto, algumas questões da entrevista foram sendo esclarecidas. Com o apoio do Projeto Chelonia mydas, foram aplicadas atividades interativas em sala de aula, como paper toys, escultura com lixo trazido de casa e recolhido no entorno da escola pelos alunos, uma exposição para os moradores e possíveis visitantes no Centro ecológico de Regência, e, por fim, uma ida à praia assistir à soltura de filhotes de tartaruga cabeçuda. Estabelecer o contato dos alunos com as tartarugas marinhas foi de suma importância para compreenderem a natureza e se tornarem adultos críticos que podem buscar por mudanças na sociedade.


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