Educação ambiental: o enfoque em resíduos sólidos urbanos

Fontana, Rafaela Corona (2023)

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Os resíduos sólidos são todos os restos materiais sólidos e semi sólidos sem vida útil que são gerados pela atividade humana e não humana. Tais resíduos são, em geral, produzidos em maior quantidade em ambientes urbanos, onde também geram diversos problemas ambientais. Diante de tal problemática, a educação ambiental surge como um instrumento de reflexão sobre a produção desses resíduos aopromover momentos de sensibilização ambiental. Apesar disso, há ainda a demanda de novas formas de abordagens frente ao diverso público que produz e é afetado poresses resíduos. Sendo assim, este trabalho buscou abordar no espaço escolar sobreo descarte incorreto dos resíduos sólidos urbanos. Para tal, foi elaborada uma sequência didática para estudantes do 7° ano do ensino fundamental, que visou contribuir para a sensibilização sobre o tema. A sequência incluiu um momento expositivo dialogado e outro com a construção de um tabuleiro de história. Em ambos, foram abordados assuntos como conceitos de resíduos sólidos, formas de descartes corretos, noções de sustentabilidade e alguns aspectos da legislação vigente. Além disso, foi incluída também uma entrevista semiestruturada com o professor regente. Para avaliação da proposta, foi entregue um questionário avaliativo pré e pós execução das atividades. A partir desses, pode-se concluir que a proposta se mostrou viável para a finalidade de educação ambiental sobre o descarte correto de resíduos sólidos urbanos com práticas socioeducativas.


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