dc.contributor.advisor | Lima, Hedlamar Fernandes Silva | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Tainara da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-07-07T13:25:28Z | |
dc.date.available | 2023-07-07T13:25:28Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | Gonçalves, Tainara da Silva. Tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem na educação especial / Tainara da Silva Gonçalves. – 2023. 55 p. : il. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3365 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente trabalho objetiva descrever as potencialidades das tecnologias educacionais para a Educação Especial, e como as mesmas são contempladas em sala de aula com ações voltadas para o público-alvo da Educação Especial, a favor da acessibilidade, inclusão e permanência. A escolha do tema emergiu do intuito de compreender como aliar tecnologia e ensino/aprendizagem na vivência escolar do estudante e como as ferramentas educacionais tecnológicas podem influenciar no ensino-aprendizado desses alunos, além de compreender as funções docentes e escolar nesse processo. A metodologia empregada é de cunho bibliográfico de natureza qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi desenvolvida recorrendo ao banco de repositório e teses das universidades, no período de 2019 a 2022, como forma de adquirir informações atuais e relevantes sobre a temática pesquisada. O referencial teórico debruça sobre as teorias de alguns autores como Mazzotta (1989); Mantoan (2000); Noronha e Pinto (2011); Oliveira (2012), dentre outros. Por meio das discussões pode-se apreender que muitas instituições não possuem infraestrutura, materiais, recursos necessários e profissionais qualificados para contribuir com as exigências e demandas encontradas, no entanto, com empenho e dedicação é possível trilhar um caminho rumo ao acolhimento, a empatia, respeito ao próximo e à diversidade, a igualdade de direitos, eliminação de barreiras e obstáculos, fazendo da educação um espaço-tempo de vida. | pt_BR |
dc.format.extent | 55 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem na educação especial | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Venda Nova do Imigrante | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Venda_Nova_do_Imigrante | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas para Educação Profissional e Tecnológica | |
dc.contributor.member | Pereira, Ernandes de Oliveira | |
dc.contributor.member | Jadjesky, Izaionara Cosmea | |
dc.contributor.member | Ferreira, Herberth Gomes | |
Redes Sociais