Tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem na educação especial
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RESUMO: O presente trabalho objetiva descrever as potencialidades das tecnologias educacionais para a Educação Especial, e como as mesmas são contempladas em sala de aula com ações voltadas para o público-alvo da Educação Especial, a favor da acessibilidade, inclusão e permanência. A escolha do tema emergiu do intuito de compreender como aliar tecnologia e ensino/aprendizagem na vivência escolar do estudante e como as ferramentas educacionais tecnológicas podem influenciar no ensino-aprendizado desses alunos, além de compreender as funções docentes e escolar nesse processo. A metodologia empregada é de cunho bibliográfico de natureza qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi desenvolvida recorrendo ao banco de repositório e teses das universidades, no período de 2019 a 2022, como forma de adquirir informações atuais e relevantes sobre a temática pesquisada. O referencial teórico debruça sobre as teorias de alguns autores como Mazzotta (1989); Mantoan (2000); Noronha e Pinto (2011); Oliveira (2012), dentre outros. Por meio das discussões pode-se apreender que muitas instituições não possuem infraestrutura, materiais, recursos necessários e profissionais qualificados para contribuir com as exigências e demandas encontradas, no entanto, com empenho e dedicação é possível trilhar um caminho rumo ao acolhimento, a empatia, respeito ao próximo e à diversidade, a igualdade de direitos, eliminação de barreiras e obstáculos, fazendo da educação um espaço-tempo de vida.
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