DESMISTIFICANDO MORCEGOS: AULAS PRÁTICAS COMO INSTRUMENTOS PARA A SENSIBILIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Menini, Debora Martins (2023)

tcc

Este trabalho é o resultado de um projeto realizado com estudantes do 5° ano do ensino fundamental da Escola EMEIEF “Luiz Dalla Bernardina”, localizada na cidade de Colatina/ES. Com base em um diagnóstico inicial da turma de alunos pesquisada, constatou-se que os morcegos são animais constantemente associados aos mitos e superstições, o que gera um cenário geral de aversão a seu respeito. Em busca de aprofundar essa questão, foi realizado um estudo que permite identificar o modo como a sociedade enxerga e lida com o que não lhe agrada. Para alcançar o objetivo desejado, foram realizados questionários antes da intervenção e após a intervenção que consistia em palestra, aula prática e uma oficina. Foi disponibilizado também uma cartilha educativa contendo informações e curiosidades sobre esses animais. Foi possível identificar que embora os alunos pesquisados dispunham de um conhecimento prévio sobre os morcegos, uma parcela considerável ainda acreditava em informações equivocadas a respeito desse grupo, indicando que estudos sobre Educação Ambiental são extremamente necessários para a conscientização e sensibilização dos estudantes.


Collections: