Uma revisão bibliográfica de trabalhos com foco na utilização do software geogebra para o ensino da matemática na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Barbosa, Melquisedeque (2023-05-23)

tcc

RESUMO: O presente Trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre a utilização da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação, exclusivamente o uso do software GeoGebra como recurso didático tecnológico no ensino e aprendizado da Matemática na Educação Profissional e Tecnológica. O GeoGebra é um software livre, e baseado nele que foi idealizada a minha revisão bibliográfica do Trabalho de Conclusão Final, pois vejo que é uma ferramenta de grande importância para os alunos dos Cursos Profissional e Tecnológico podendo ser utilizada em qualquer modalidade de ensino inclusive Educação à Distância (EaD). A pesquisa utilizada foi qualitativa de cunho bibliográfico para o desenvolvimento da revisão de literatura foi realizado na primeira etapa uma busca nas plataformas on-line, no periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior), Portal Scielo Brasil, Google Acadêmico, Revista GeoGebra e no Repositório Institucional do IFES, por artigos, teses e dissertações, no período 20 de outubro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023. Os seguintes descritores foram utilizados: “Tecnologia Digital da Informação e Comunicação”, “Educação Profissional e Tecnológica” e “GeoGebra”. Na segunda etapa de pesquisa foi realizada uma análise dos trabalhos acadêmicos , onde se contatou que 35% dos trabalhos eram voltados para os curso de formação inicial de professores. Na terceira etapa foi realizada a leitura integral de três trabalhos, sendo dois artigos e uma dissertação, selecionados para a realização da análise da revisão de literatura, onde os trabalhos foram analisados a partir de conceitos de EPT, Ensino de Matemática, TDIC e GeoGebra descritos no referencial teórico. A quarta etapa, contém as considerações finais que é constituída de análise dos dados, discussão dos resultados e conclusão. Analisando os dados da pesquisa bibliográfica, vê-se um numero muito pequeno de trabalhos destinado a aplicabilidade do GeoGebra como Ferramenta a serem utilizadas por estudantes de curso técnico. Conclui-se que, o software GeoGebra é uma ferramenta de grande importância para os alunos e professores dos Cursos Profissional e Tecnológico podendo ser utilizada em qualquer modalidade de ensino inclusive Educação à Distância (EaD), pois como recurso tecnológico educacional contribui com a aprendizagem por ser uma ferramenta de fácil manuseio, permitir experimentos e conjecturas.

ABSTRACT: This work aims to present a literature review on the use of Digital Information and Communication Technology, exclusively the use of GeoGebra software as a technological didactic resource in the teaching and learning of Mathematics in Professional and Technological Education. GeoGebra is free software, and based on it, my bibliographic review of the Final Conclusion Work was idealized, as I see that it is a very important tool for students of Professional and Technological Courses and can be used in any teaching modality, including Education Distance Learning (EaD). The research used was qualitative with a bibliographic nature for the development of the literature review. In the first stage, a search was carried out on online platforms, in the journals CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), Portal Scielo Brasil, Google Scholar, Revista GeoGebra and the IFES Institutional Repository, for articles, theses and dissertations, from October 20, 2022 to February 28, 2023. The following descriptors were used: “Digital Information and Communication Technology”, “Professional and Technological Education” and “GeoGebra”. In the second stage of the research, an analysis of academic works was carried out, where it was found that 35% of the works were aimed at initial teacher training courses. In the third stage, three works were read in full, two articles and one dissertation, selected for the analysis of the literature review, where the works were analyzed based on the concepts of EPT, Mathematics Teaching, TDIC and GeoGebra described in the theoretical framework. The fourth stage contains the final considerations, which consists of data analysis, discussion of results and conclusion. Analyzing the bibliographical research data, we see a very small number of works aimed at the applicability of GeoGebra as a tool to be used by technical course students. It is concluded that the GeoGebra software is a very important tool for students and teachers of Professional and Technological Courses and can be used in any teaching modality, including Distance Education (EaD), because as an educational technological resource it contributes to learning by be an easy-to-handle tool, allow experiments and conjectures.


Colecciones: