Educação ambiental nas séries iniciais do município de Colatina: uma revisão bibliográfica
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O grande desafio da temática Ambiental tem sido discutido na atualidade, surgindo uma preocupação com a preservação e conservação da natureza, sobretudo no processo de desenvolvimento dos alunos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Compreender os desafios das práticas pedagógicas, de Educação Ambiental no espaço escolar, e na busca por soluções para preservação, possibilitando o crescimento permanentemente integrando-se ao conhecimento. A interação social, possíveis soluções para os problemas Ambientais e a necessidade de trabalhar envolvendo os alunos para que se sintam pertencentes no Meio Ambiente, vivenciando as práticas e ações sustentáveis, com a participação da família e na comunidade. De modo geral o objetivo da Educação Ambiental nas séries iniciais é ensinar, as crianças ao longo do ano letivo sobre a importância do Meio Ambiente e da sua preservação. De forma mais específica, os objetivos da Educação Ambiental nas séries iniciais, destacam-se, em estimular o interesse das crianças pela natureza e pelo Meio Ambiente em que vivem, para desenvolver a capacidade de observação e de análise em busca do conhecimento, para aprofundar a leitura do tema, e identificar as principais ideias dialogamos com alguns dos autores: Leonardo Boff (2017), Enrique Leff (2004) e outros autores, sendo informações relevantes na área de ensino da Educação Infantil Ambiental. Uma pesquisa de natureza Básica e os objetivos descritivos, a pesquisa, envolve um levantamento bibliográfico que orientam sobre a Educação Infantil, como as autoras Bruna Neitzel Sepulcri e Martha Ferreira Tristão, (2017), Patrícia Vidigal Bendinelli (2017, p. 82-89), a metodologia, detalharmos o percurso. Esta pesquisa foi organizada com base em leitura de livros, artigos, revistas, e trabalhos científicos, com temas de Educação Ambiental, com o intuito de fazer uma análise dos trabalhos científicos e coleta de informações para desenvolver as práticas pedagógicas em sala de aula, e nos espaços na natureza.
The great challenge of the Environmental theme has been discussed today, arising a concern with the preservation and conservation of nature, especially in the process of development of students in the Early Years of Elementary School. Understand the challenges of pedagogical practices, Environmental Education in the school space, and in the search for solutions for preservation, enabling growth permanently integrating with knowledge. Social interaction, possible solutions to environmental problems and the need to work involving students so that they feel they belong in the environment, experiencing sustainable practices and actions, with the participation of the family and the community. In general, the goal of Environmental Education in the early grades is to teach children throughout the school year about the importance of the Environment and its preservation. More specifically, the objectives of Environmental Education in the initial grades stand out, in stimulating the interest of children in nature and the Environment in which they live, to develop the capacity for observation and analysis in search of knowledge, to deepen the reading of the theme, and to identify the main ideas we dialogue with some of the authors: Leonardo Boff (2017), Enrique Leff (2004) and other authors, being relevant information in the area of teaching Environmental Early Childhood Education. A research of basic nature and the descriptive objectives, the research, involves a bibliographic survey that guide on Early Childhood Education, as the authors Bruna Neitzel Sepulcri and Martha Ferreira Tristão, (2017), Patrícia Vidigal Bendinelli (2017, p. 82-89), the methodology, detail the course. This research was organized based on reading books, articles, magazines, and scientific works, with themes of Environmental Education, in order to make an analysis of scientific works and collection of information to develop pedagogical practices in the classroom, and in spaces in nature.
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