Show simple item record

METODOLOGIA PEER INSTRUCTION MODIFICADA APLICADA AO ENSINO DE TERMODINÂMICA

dc.contributor.advisorSena, Denise Rocco
dc.contributor.authorTessaro, Geraldo Novaes
dc.date.accessioned2023-07-05T11:02:28Z
dc.date.available2023-07-05T11:02:28Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationTESSARO, Geraldo Novaes. Metodologia peer instruction modificada aplicada ao ensino de termodinâmica. 2023. 108 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3343
dc.description.abstractO presente trabalho identificou as principais dificuldades dos estudantes de graduação do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vila Velha, na disciplina de Físico-Química I e estudou a aplicação do Peer Instruction durante um semestre, uma metodologia ativa criada por Eric Mazur e de grande destaque internacional, que possui escassez de estudos de sua implementação na área específica de físico-química. Para alcançar o objetivo foram usados questionários, testes conceituais e um teste sobre termodinâmica. Dificuldades relacionadas a disciplina de cálculo e ausência de uma rotina de estudos, foram os principais pontos que influenciaram negativamente o aprendizado dos estudantes no conteúdo de termodinâmica. A implementação do Peer Instruction desenvolveu nos alunos a compreensão da importância de manter um hábito de estudos e estimulou a interação social entre alunos dos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial. A conduta dos estudantes se transformou e deixou de ser um ambiente onde o aluno era apenas um ouvinte passivo e se tornou um agente do seu próprio aprendizado, desenvolvendo uma autonomia em seus estudos e utilizando do conhecimento em maturação para discutir ideias com os colegas e aprender em um ambiente de socialização dos saberes, propiciando uma compreensão mais profunda sobre os conceitos abordados em sala. Os dados quantitativos foram calculados a partir do ganho de Hake, e os valores obtidos no teste termodinâmico são comparáveis a estudos internacionais que comparam a utilização de metodologias ativas em contrapartida ao método tradicional de ensino. Como dados qualitativos, foram observados a aprovação e a satisfação dos estudantes que participaram do estudo, que destacaram como etapas imprescindíveis para o aprendizado dos conceitos de físico-química I a leitura prévia, testes conceituais e a discussão em dupla, todas etapas presentes na metodologia Peer Instruction.pt_BR
dc.description.abstractThis study identified the main difficulties faced by undergraduate students at the Federal Institute of Espírito Santo - Vila Velha Campus in the subject of Physical Chemistry I and investigated the application of Peer Instruction over one semester. Peer Instruction, an active learning methodology created by Eric Mazur and internationally renowned, has been sparsely studied in the specific field of physical chemistry. Various data collection methods, including questionnaires, conceptual tests, and a thermodynamics test, were employed to achieve the objective. Difficulties related to previous subjects and the absence of a study routine were identified as the primary factors negatively influencing students' learning of thermodynamics content. The implementation of Peer Instruction fostered students' understanding of the importance of maintaining a study habit and stimulated social interaction among students from different chemistry courses. The students underwent a transformation, shifting from a passive listening environment to one where students became agents of their own learning, developing autonomy in their studies and utilizing maturing knowledge to discuss ideas with peers and learn in a collaborative knowledge-sharing setting, thereby facilitating a deeper comprehension of the concepts covered in class. Quantitative data analysis involved calculations based on Hake's gain, and the values obtained in the thermodynamics test are comparable to international studies that compare the use of active learning methodologies against traditional teaching methods. As for qualitative data, the approval and satisfaction of participating students were observed, with prereading, conceptual tests, and paired discussions highlighted as indispensable steps for learning the concepts of Physical Chemistry I, all of which are integral to the Peer Instruction methodology.pt_BR
dc.format.extent108 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectPeer Instructionpt_BR
dc.subjectFísico-Químicapt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.titleMETODOLOGIA PEER INSTRUCTION MODIFICADA APLICADA AO ENSINO DE TERMODINÂMICApt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7378659077068719pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Química
dc.contributor.memberSantos, Roberto Pereira
dc.contributor.memberCallegario, Laís Jubini
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/7646715425165207pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2940252464508872pt_BR
ifes.member.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-1842-4955pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0534-0357pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7581-6560pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record