dc.contributor.advisor | Moura, Paulo Rogério Garcez de | |
dc.contributor.author | Carleti, Giliard | |
dc.date.accessioned | 2023-07-04T19:49:38Z | |
dc.date.available | 2023-07-04T19:49:38Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | CARLETI, Giliard. Estudos oxidativos da vitamina C: uma aplicação da atividade experimental problematizada (AEP). 2022. 129 f. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3340 | |
dc.description.abstract | Resumo
O ensino de Química na educação brasileira apresenta muitos desafios principalmente
em relação à maneira descontextualizada como é trabalhado em sala de aula, o que
é um fato que promove um distanciamento do aluno com o saber científico. Como
forma de mudança desse cenário e visando promover uma aprendizagem significativa,
este trabalho utilizou o processo de ensinar Ciências denominado Atividade
Experimental Problematizada (AEP) para promover o aprendizado de princípios de
Eletroquímica a partir da contextualização das propriedades antioxidantes da vitamina
C. O objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar uma sequência didática, no viés da
Atividade Experimental Problematizada (AEP), com a temática sobre as propriedades
antioxidantes da vitamina C para a aprendizagem significativa dos princípios
eletroquímicos, aos alunos do ensino médio da EEEFM Polivalente de Linhares I,
localizada na cidade de Linhares-ES. Os participantes da pesquisa constituíram-se
dos alunos da 2a série do Ensino Médio da referida escola. A metodologia de pesquisa
adotada foi do tipo pesquisa-intervenção com a abordagem qualitativa em que se
analisaram os níveis cognitivos dos alunos alcançados nas questões contidas em um
instrumento de coleta de dados, por meio do software computacional denominado
pNota. O produto educacional produzido foi um Guia Didático contendo uma
sequência didática no viés da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Após a
análise dos dados, constatou-se que a aplicação da SD (problematização,
contextualização, experimentação, sistematização e socialização) permitiu um avanço
nas aprendizagens dos conhecimentos químicos, evidenciados nos níveis cognitivos
avaliados. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: Chemistry in Brazilian education presents many challenges, mainly in relation to
decontextualized knowledge as it is teaching worked in the classroom in fact that
promotes a distance of the student from scientific knowledge. As a way of changing
this scenario, and promoting significant learning, this work used the process of
teaching Science called Experimental Problem Activitie (EPA) to promote the learning
of principles of Electrochemistry from the contextualization of the antioxidant properties
of vitamin C. The objective of this research was a didactic sequence, in applying the
Experimental Problem Activitie (EPA) bias, with a theme on how antioxidant properties
of vitamin C for a significant learning of electrochemical principles, of high school
students of EEEFM Polivalente de Linhares I, located in the city of Linhares - ES. The
subjects of the research consisted of students of the 2nd grade of high school from a
state school in the state of Espírito Santo, in the municipality of Linhares. While the
research was done with the approach of the type of research in which the
computational softwares of collecting methods called qualitative levels were chosen
for a set of data contained in the middle of pNota. The educational product produced
was a Teachers Guide containing a didactic sequence in the bias of the Experimental
Problem Activitie (EPA). After analyzing the didactic sequence (DS) (problematization,
contextualization, experimentation, systematization and socialization) it is known that
the application, experimentation and socialization) gives an advanced system in the
learning of chemical knowledge, evidenced in the cognitive levels. | pt_BR |
dc.format.extent | 129 f. | pt_BR |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | ensino por experimentação; | pt_BR |
dc.subject | química contextualizada; | pt_BR |
dc.subject | aprendizagem significativa; | pt_BR |
dc.subject | avaliação cognitiva. | pt_BR |
dc.title | ESTUDOS DOS PROCESSOS OXIDATIVOS DA VITAMINA C: UMA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP) | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Kauark, Fabiana da Silva | |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30025148748 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Química em rede Nacional - ProfQui | |
dc.contributor.member | Ribeiro, Joselito Nardy | |
dc.contributor.member | Silva, André Luis Silva da | |
Redes Sociais