ESTUDOS DOS PROCESSOS OXIDATIVOS DA VITAMINA C: UMA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP)

Carleti, Giliard (2022)

dissertacao_mestrado

Resumo O ensino de Química na educação brasileira apresenta muitos desafios principalmente em relação à maneira descontextualizada como é trabalhado em sala de aula, o que é um fato que promove um distanciamento do aluno com o saber científico. Como forma de mudança desse cenário e visando promover uma aprendizagem significativa, este trabalho utilizou o processo de ensinar Ciências denominado Atividade Experimental Problematizada (AEP) para promover o aprendizado de princípios de Eletroquímica a partir da contextualização das propriedades antioxidantes da vitamina C. O objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar uma sequência didática, no viés da Atividade Experimental Problematizada (AEP), com a temática sobre as propriedades antioxidantes da vitamina C para a aprendizagem significativa dos princípios eletroquímicos, aos alunos do ensino médio da EEEFM Polivalente de Linhares I, localizada na cidade de Linhares-ES. Os participantes da pesquisa constituíram-se dos alunos da 2a série do Ensino Médio da referida escola. A metodologia de pesquisa adotada foi do tipo pesquisa-intervenção com a abordagem qualitativa em que se analisaram os níveis cognitivos dos alunos alcançados nas questões contidas em um instrumento de coleta de dados, por meio do software computacional denominado pNota. O produto educacional produzido foi um Guia Didático contendo uma sequência didática no viés da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Após a análise dos dados, constatou-se que a aplicação da SD (problematização, contextualização, experimentação, sistematização e socialização) permitiu um avanço nas aprendizagens dos conhecimentos químicos, evidenciados nos níveis cognitivos avaliados.

Abstract: Chemistry in Brazilian education presents many challenges, mainly in relation to decontextualized knowledge as it is teaching worked in the classroom in fact that promotes a distance of the student from scientific knowledge. As a way of changing this scenario, and promoting significant learning, this work used the process of teaching Science called Experimental Problem Activitie (EPA) to promote the learning of principles of Electrochemistry from the contextualization of the antioxidant properties of vitamin C. The objective of this research was a didactic sequence, in applying the Experimental Problem Activitie (EPA) bias, with a theme on how antioxidant properties of vitamin C for a significant learning of electrochemical principles, of high school students of EEEFM Polivalente de Linhares I, located in the city of Linhares - ES. The subjects of the research consisted of students of the 2nd grade of high school from a state school in the state of Espírito Santo, in the municipality of Linhares. While the research was done with the approach of the type of research in which the computational softwares of collecting methods called qualitative levels were chosen for a set of data contained in the middle of pNota. The educational product produced was a Teachers Guide containing a didactic sequence in the bias of the Experimental Problem Activitie (EPA). After analyzing the didactic sequence (DS) (problematization, contextualization, experimentation, systematization and socialization) it is known that the application, experimentation and socialization) gives an advanced system in the learning of chemical knowledge, evidenced in the cognitive levels.