Revisão de literatura: metodologias ativas que aproximam o ensino de genética mendeliana da vida dos estudantes
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RESUMO: O ensino de Genética é um conteúdo previsto no Ensino Médio. Esse é um tema que tem visibilidade nos meios de comunicação e tem relação com várias atividades da sociedade, apesar disso, esse tema é de difícil assimilação para os alunos. Isso se deve, ao fato de Genética lidar com estruturas microscópicas e além disso, é necessário que os estudantes tenham conhecimento de outras áreas além da Genética para entender a própria Genética. Ademais, alguns professores apresentam deficiência em sua formação acadêmica em relação a esse tema e escolhem a metodologia tradicional para se trabalhar os conceitos genéticos em sala de aula, o que pode dificultar ainda mais o entendimento desse assunto. Diante dos fatos, essa pesquisa é tem cunho qualitativo e tem o objetivo de analisar o ensino de Biologia no que tange o conteúdo de Genética, para a aplicabilidade mais acessível para os estudantes. Para isso, foi feita uma revisão de literatura, em que foram analisados quatro trabalhos que utilizavam metodologias ativas no ensino de Genética. Diante da análise dos trabalhos, foi possível observar o uso de metodologias ativas favorecem a assimilação dos conceitos genéticos, além do que, o uso das novas metodologias permite a contextualização do conteúdo, o que favorece a assimilação do mesmo. Ademais, depois da pandemia da Covid-19, foi possível observar o crescimento do uso de metodologias de ensino que contemplam ora momentos presenciais em sala de aula e ora momentos não presenciais, mediados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação.
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