Show simple item record

Significados produzidos por participantes de um curso de formação acerca de demonstrações clássicas do Teorema de Pitágoras

dc.contributor.advisorChaves, Rodolfo
dc.contributor.authorBonfim, Ian Neto
dc.date.accessioned2023-07-03T11:39:23Z
dc.date.available2023-07-03T11:39:23Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationBONFIM, Ian Neto. Significados produzidos por participantes de um curso de formação acerca de demonstrações clássicas do teorema de Pitágoras. 2023. 101 f. Monografia (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3327
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar os significados produzidos pelos (e com os) participantes de um curso de formação de professores que tem como tema central demonstrações clássicas do teorema de Pitágoras a partir de materiais manipulativos, na perspectiva de Práticas Educativas Investigativas. A partir de tal objetivo, foi elaborada a pergunta norteadora: “Quais significados são produzidos pelos (e com os) participantes de um curso de formação de professores que tem como tema demonstrações clássicas do teorema de Pitágoras a partir de materiais manipulativos, na perspectiva de Práticas Educativas Investigativas? ”. O cenário de nossa pesquisa foi a Ação Complementar ao Ensino denominada “Curso Teorema de Pitágoras: história e práticas a partir de alguns modos de produção de significado”, que teve como público alvo alunos de graduação, alunos de pós-graduação e professores de rede pública. As práticas educativas investigativas desenvolvidas foram baseadas em diferentes demonstrações do teorema de Pitágoras. A partir das falas dos participantes acerca do que foi apresentado, foram produzidos resíduos de enunciação, dos quais foram analisados os significados produzidos da perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos. Como considerações finais, observou-se, dentre outras coisas, que os participantes se demonstraram envolvidos com as práticas desenvolvidas, solicitando que se promovessem outras ações desse porte.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research aims to analyze the meanings produced by (and with) participants of a teacher training course that has as its central theme classical demonstrations of the Pythagorean theorem using manipulative materials, from the perspective of Investigative Educational Practices. From this objective, the guiding question was elaborated: “What meanings are produced by (and with) participants of a teacher training course that has as its theme classical demonstrations of the Pythagorean theorem using manipulative materials, from the perspective of Investigative Educational Practices?”. The scenario of our research was the Complementary Action to Teaching called “Pythagorean Theorem Course: history and practices from some modes of meaning production”, which had undergraduate students, postgraduate students and public school teachers as its target audience. The investigative educational practices developed were based on different demonstrations of the Pythagorean theorem. From the participants’ speeches about what was presented, residues of enunciation were produced, from which the meanings produced from the perspective of the Semantic Fields Model were analyzed. As final considerations, it was observed, among other things, that the participants demonstrated involvement with the developed practices, requesting that other actions of this size be promoted.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectDemonstrações do Teorema de Pitágoraspt_BR
dc.subjectModelo dos Campos Semânticospt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleSignificados produzidos por participantes de um curso de formação acerca de demonstrações clássicas do Teorema de Pitágoraspt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionSecretaria de Estado da Educação (SEDU)pt_BR
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/0351418272665512
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3213154166347387pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em matemática
dc.contributor.memberSad, Lígia Arantes
dc.contributor.memberDutra, Tiago Magno de Souza
dc.contributor.memberChaves, Rodolfo
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1714140036102231pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6882-8483pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record